Publicado em: 11/11/2013 14:24

Reforma e ampliação da UBS do San Rafael são entregues à população

Reforma e ampliação da UBS do San Rafael são entregues à população Reforma e ampliação da UBS do San Rafael são entregues à população

A entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Mauro Feu Filgueiras, no Jardim San Rafael, aconteceu na noite da última sexta-feira (08). A solenidade contou com a expressiva participação dos moradores da região.

Estiveram presentes o prefeito José Maria Ferreira e sua esposa, a professora doutora Eliana Eik Borges Ferreira, a vice Sandra Moya, a presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, Mari de Sá, os vereadores Lafayette Forin, Marcos da Ambulância e Orlando Ferreira, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, o pároco da Paróquia do San Rafael, Giovanni Pontarollo, e familiares do homenageado.

Também compareceu à cerimônia a vereadora londrinense Lenir de Assis, do PT, representando André Vargas. O deputado não pode estar presente porque assumiu interinamente a presidência da Câmara de Deputados, o que fez com que sua agenda sofresse alterações na última hora.

O prefeito José Maria falou da entrega da UBS e da região atendida. “Hoje são mais de 10 mil pessoas nessa área e o serviço acabou sendo estrangulado por falta de espaço para as atividades que são aqui desenvolvidas. Se fazia necessária uma ampliação”.

“Mais do que dobrou. Foi para 537,03 metros quadrados. Um espaço primoroso para que possamos dedicar à nossa saúde e à saúde de nossa região. Foram mais de R$ 600 mil investidos. Hoje temos o prazer a dizer a Ibiporã e, em especial, à região, que estamos entregando uma obra com padrão de convênio particular”, continuou José Maria.

Sandra Moya abordou o apoio que o governo federal destina à cidade e agradeceu a André Vargas todo esforço em sempre ajudar Ibiporã. “É uma grande satisfação entregar para a população uma UBS de alto nível, com estrutura impecável e moderna. Continuamos avançando e mais Unidades de Saúde estão em reforma e ampliação, como a da Vila Esperança, Serraia, Bom Pastor e Eugênio Dal Mollin”.

A vereadora Mari representou o Legislativo Municipal e comentou que no dia em que faz 66 anos, Ibiporã recebe uma grande Unidade de Saúde como presente. Já a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, apresentou a equipe que trabalhará na UBS do San Rafael e chamou-a à frente durante o seu pronunciamento.

A filha de Mauro Filgueiras, Maria Regina Pereira Filgueiras, representou-o e, em sua fala, lembrou que há vinte anos esteve presente no mesmo local, na homenagem em vida que Mauro recebeu, emprestando seu nome à UBS. “Sei que, onde estiver, meu pai estará, com toda certeza, muito feliz e grato pelo esforço que o prefeito faz pela saúde de Ibiporã”, enfatizou Maria Regina.

A UBS Mauro Feu Filgueiras

A UBS conta com quatro consultórios novos e maiores salas de espera. É a primeira vez que o local passou por reformas desde 1991, ano de inauguração da unidade.

O espaço foi completamente reformado e ganhou mais 537,3 m² de área. Agora, o posto tem seis consultórios, salas de espera maiores, sala de observação, sala para atendimento odontológico, espaço para inalação e reuniões de grupos de educação em saúde.

A empreiteira responsável pelas obras foi a Norma Construções Civis, de Londrina. A obra foi feita através de um convênio entre governo federal e municipal. Ao todo, foram investidos R$ 524.632.13 na reforma.

A UBS do San Rafael é uma das mais procuradas da cidade e chega a atender 160 pessoas por dia. Seu endereço é a Rua Apucarana, 280 – Jd. San Rafael.