Saúde

 

Publicado em: 06/12/2013 15:41

José Maria recebe médica cubana do Mais Médicos


Whatsapp

 

José Maria recebe médica cubana do Mais Médicos José Maria recebe médica cubana do Mais Médicos

 

O prefeito José Maria Ferreira recebeu na manhã desta sexta-feira (06), na Sala de Reuniões do gabinete, a médica cubana Marlenis Blanco Torres, 38 anos. A profissional foi selecionada pelo Programa Mais Médicos, do governo federal. Ibiporã foi contemplada nas três etapas do programa, na primeira, contudo, a médica escalada para trabalhar no município desistiu da vaga. Na terceira etapa, que iniciará em janeiro, mais três médicos virão para Ibiporã.

 

Nascida na província de Granma, ao sul de Cuba, Marlenis graduou-se há 14 anos e é médica comunitária, especialista em medicina geral integral. Entre 2008 e 2011 morou em Gâmbia (África), atuando no programa Médicos Sem Fronteiras. Casada e mãe de uma menina de oito anos, é a primeira vez que Marlenis vem ao Brasil. "Estou muito entusiasmada em trabalhar para melhorar a saúde dos brasileiros. Morar aqui é um sonho. O país é imenso, bonito e com pessoas amistosas. Gosto de atuar na atenção básica, cuidar de crianças, idosos, doentes crônicos. Fomos educados dentro de conceitos como humanismo, internacionalismo, e se o meu país possui médicos para atuar em missões internacionais por que não colaborar?", argumenta Marlenis, já se expressando bem em português.

 

Segundo a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, a médica cubana integrará a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e atenderá, inicialmente, no Centro de Saúde Dr. Eugenio Dal Molin. "Marlenis é uma médica generalista, com boa experiência na atenção básica. A vinda dela e dos outros médicos aumenta o acesso da população e a resolutibilidade dos serviços, diminuindo as filas de espera", afirma Leilaine.

 

José Maria deu boas vindas à profissional, desejando-lhe uma excelente estadia na cidade. "Certamente a sua formação e experiência muito colaborarão para a saúde de Ibiporã. Temos uma grande equipe para auxiliá-la e a nossa administração está aberta para recebê-la, esperando que a sua estadia no Brasil seja muito frutífera para a sua formação", disse o prefeito.

 

A médica passou um mês em Brasília onde teve treinamento sobre a estrutura da saúde, protocolos e as doenças mais freqüentes da região, aulas de Língua Portuguesa, além de avaliações realizadas pelo governo federal. Ela receberá o registro provisório válido por três anos, que lhe dá o direito de atuar exclusivamente na atenção básica e apenas nas cidades para qual foi designada pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento de tutores e supervisores.

 

Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e Unidade Básica de Saúde (UBS) e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

 

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Os médicos também devem realizar uma pós-graduação, na modalidade Ensino a Distância (EAD), com ênfase na atenção básica.

 

12 novos médicos

 

Atendendo as solicitações populares, a Administração Municipal traz para Ibiporã doze novos médicos para atuar na rede básica de saúde. Quatro deles chegarão à cidade por meio do programa do Governo Federal "Mais Médicos"; os outros oito foram contratados por meio de processo seletivo realizado pelo próprio município. Há ainda a previsão de que seja aberto outro teste seletivo para a contratação de mais três médicos, no início do próximo ano.

 

Conforme a secretária de Saúde, com as novas contratações, o município contará com 47 médicos, suprindo, desta forma a demanda na área da saúde. "Faremos aproximadamente 12 mil consultas mensais na cidade. Vamos ampliar o atendimento, proporcionando uma grande melhora e tranquilidade para os nossos munícipes", esclarece Leilaine.

 

  Os novos médicos atuarão em escala de 20 horas semanais; entre as especialidades estão pediatria e clínica geral. Os profissionais contratados para atuarem no Programa Saúde da Família(PSF) trabalharão 40 horas por semana. O próximo processo seletivo do município contratará mais um pediatra, um oftalmologista e também um psiquiatra.

 

 

 


Imagens