Publicado em: 11/12/2013 14:58

Campanha de combate à dengue é realizada em Ibiporã

Campanha de combate à dengue é realizada em Ibiporã Campanha de combate à dengue é realizada em Ibiporã

Uma carreata obstruiu o trânsito nas Avenidas Santos Dumont e Paraná na manhã desta terça-feira (10) em Ibiporã. A paralisação aconteceu por causa de uma campanha de combate à dengue, realizada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Além da carreata, a equipe de endemias do município também fez blitz nos supermercados, agências bancárias e na área central da cidade, entregando panfletos sobre os sintomas da doença e dicas de prevenção.

De acordo com o supervisor geral municipal de endemias, Diomar Carvalho, a realização da campanha é importante porque alerta, informa e orienta a população. “O nosso principal objetivo foi dificultar o trânsito para chamar atenção dos cidadãos em relação à dengue. Através da carreata buscamos conscientizar a população sobre a gravidade da doença, a dengue mata!”, explica Carvalho.

Segundo o supervisor, os agentes municipais fazem a vistoria das residências no intervalo de 40 dias -  "recomendando como as pessoas devem agir nesta luta contra os criadouros do mosquito Aedesaegypti, além de eliminar os que são encontrados durante as fiscalizações", informou. “É muito importante que a população esteja envolvida nas ações de combate, prevenindo a dengue juntamente com o poder público. Os ovos do mosquito transmissor da dengue sobrevivem por 450 dias, mais de um ano e, um mosquito infectado sobrevive entre 25 a 40 dias. Todas as pessoas que este mosquito picar serão infectadas”, alerta Carvalho.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, Carvalho explica que o Aedes aegypti consegue se proliferar em água ‘suja’ de terra e lixo. "A água suja que ele não consegue se reproduzir são aquelas contaminadas por produtos químicos”, afirma o supervisor.

Previna-se contra a dengue

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

Use repelente;

Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

Mantenha as portas fechadas;

Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

Deixe sempre a caixa d'água fechada.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)