Publicado em: 03/02/2014 16:04

Administração Municipal investe em saúde e busca proporcionar às famílias um serviço de qualidade Administração Municipal investe em saúde e busca proporcionar às famílias um serviço de qualidade

A saúde pública de Ibiporã está em crescente ascensão. A atual Administração Municipal tem como um dos objetivos de governo melhorar a qualidade da saúde da cidade. Muitas obras de reforma e ampliação, além de novas construções estão na pauta de construção da administração para serem entregues ainda este ano.

A administração do prefeito José Maria tem investido cada vez mais nesta importante área, procurando atender mais cidadãos com qualidade.Cinco postos de saúde o do Jardim Pérola, Serraia, Bom Pastor, Vila Esperança e o Centro de Saúde,estão sendo reformados e ampliados,além da conquista em 2012, do Jardim John Kennedy com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a conclusão da reforma e ampliação do posto de saúde do Jardim San Rafael,em 2013. Também foi construído na atual gestão a Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy.

“A importância da saúde da nossa administração é representada pelos índices de investimento que realizamos nesta área. Nos dois últimos anos foram investidos aproximadamente 30% da nossa receita orçamentária exclusivamente na saúde. A preocupação da administração municipal com a saúde pública é constante e o investimento é maciço. A própria legislação preconiza que sejadestinado 15% e nós estamos muito além, investindo quase o dobro deste montante”, revela o prefeito José Maria.

Atualmente a cidade oferece 12 mil consultas por mês, sem contar os atendimentos realizados pelos enfermeiros, entretanto com a finalização de todas as obras que estão em andamento e a entrega da Unidade de Pronto Atendimento e das novas obras que serão iniciadas, ainda este ano, como a construção das UBSs da Taquara do Reino e do Conjunto Miguel Petri, o município oferecerá 15 mil consultas mensalmente.

“Isto significa que dos 52 mil habitantes, 28,82% vão ser atendidos com consultas médicas por mês, totalizando no ano 180 mil consultas. É o mesmo que toda cidade ser consultada 3,5 vezes por ano, sem contar as consultas e plantões realizados no Hospital Cristo Rei, pagas pelo município que somam em média mais 33 mil consultas anuais”, explica José Maria.

“O investimento na saúde pública de Ibiporã, neste período que estou à frente da administração é da ordem de R$10 milhões. Isso só é possível graças as parcerias firmadas com as demais esferas de governo, em especial o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde”, revela José Maria. “Isto demonstra o interesse da administração em efetivamente dar resposta ao grande desafio de atender a necessidade da população”, acrescenta.

De acordo com a secretária de saúde, Leilaine Furlaneto “o número de funcionários também vai aumentar, proporcionando mais qualidade para os nossos trabalhadores e isso trará conseqüências positivas no atendimento aos pacientes”, explica a secretária.

Todos os investimentos da administração municipal na área da saúde estão focados na melhoria do atendimento a população. O prefeito José Maria reconhece que há ainda algumas demandas não atendidas por parte do sistema de saúde, mas pondera que é importante separar o que é responsabilidade do município e o que é dever de outras esferas de governo.

“Entendo e vejo isso como natural, porque a saúde possui um leque muito grande de serviços prestados aos cidadãos.Entretanto há de se reconhecer que nos últimos 20 anos, este, com certeza, é o período administrativo em que mais investiu na saúde”, afirma o prefeito.

“Estamos trabalhando para melhorar o atendimento, as instalações, o número de funcionários e as condições de trabalho dos nossos servidores”, esclarece. “Assim como a população e os servidores, não vejo a hora de entregar todas essas obras e proporcionar mais qualidade aos serviços de saúde”, garante José Maria.

Durante as obras, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão atendendo em novos endereços. Saiba quais são eles:

UBS José Silva de Sá, do Jardim Pérola, está atendendo temporariamente no prédio da Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy,na Rua: São Vicente de Paulo nº 215.

UBS Dr. Antônio Carlos Gomes, do Conjunto Habitacional Henrique Alves Pereira (Serraia), está atendendo na Av. Souza Naves nº 1250, em uma casa, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

UBS Eugênio Dal Molin (Centro de Saúde) está atendendo na Av. José Bonifácio nº 366.

UBS Dr. Wilson Costas Funfas, da Vila Esperança, está atendendo na Rua: Ibriam Prudente da Silva nº 820

Apenas a UBS Orlando Pelisson, do Jardim Bom Pastor, ainda está atendendo no mesmo lugar, na Rua: Ângelo Zanin nº 99.

“Neste momento preciso contar ainda mais com a compreensão da população e dos servidores, reconhecemos que tanto servidor quanto população, não estão em ambientes adequados, pois eles são adaptados, entretanto, quando as obras forem concluídas teremos uma outra realidade”,finaliza José Maria.