Publicado em: 06/02/2014 16:41

Ibiporã conquista verba federal para o atendimento bucal de pacientes com necessidades especiais Ibiporã conquista verba federal para o atendimento bucal de pacientes com necessidades especiais

A Administração Municipal conquistou para o município, por meio da Secretaria de Saúde, uma verba mensal do Ministério da Saúde do programa “Rede de cuidados à Pessoa com Deficiência”, de R$ 3.580,00 para auxiliar o tratamento desses pacientes.

Para a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, “essa verba do Governo Federal vem auxiliar no custeio das ações já realizadas pela administração municipal. Somados, os investimentos das duas esferas de governo, conseguiremos melhorar o atendimento aos nossos pacientes com deficiência”, afirma ela.

Para Satílio Kasai, dentista responsável por fazer o atendimento dos pacientes com deficiência, a verba federal vai ajudar agilizar na realização dos exames realizados fora do CEO que também são pagos pela prefeitura.

De acordo com Kasai, para atender as exigências do Ministério da Saúde, o CEO de Ibiporã disponibilizará mais um cirurgião dentista para fazer o atendimento exclusivo destes pacientes.

“O quê buscamos oferecer aos nossos pacientes é atenção diferenciada. Dedicamos mais tempo a eles. Fazemos um estudo de caso para ver qual será o procedimento adotado, uma vez que cada paciente recebe tratamento diferente e específico para a sua necessidade”, explica ele.

Segundo Kasai os pacientes com deficiência, atendidos pelo CEO, são geralmente alunos da APAE, pessoas com deficiência físicas e motoras, pacientes do CAPS que sofrem de alteração psicológicas, e também aqueles que ficaram com seqüelas, por exemplo, de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), desde que sejam avaliadas e o perfil se encaixe com o atendimento realizado à pessoa com deficiência, caso isso não ocorra o paciente é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS).

No CEO os pacientes com necessidades especiais tem atendimento bucal de reparação, restauração, limpeza, extração e quando precisam fazer tratamentos mais específicos como canal e implantação de próteses o próprio CEO realiza.

“Nós fazemos uma avaliação criteriosa junto à família. Analisamos se o paciente consegue ter o auto cuidado ou se depende de terceiros quais os benefícios que o tratamento escolhido trará para ele”, esclarece.

As pessoas com necessidades especiais que queiram ser atendidas pelo CEO de Ibiporã precisam passar primeiro pelo atendimento da UBS e ser encaminhado para o CEO. “Os pacientes com necessidades especiais não ficam na fila de espera. Quando são encaminhados o agendamento é feito diretamente, conforme a agenda, aqui no CEO”, esclarece Kasai. “Todo o atendimento realizado no CEO é gratuito para a população”, finaliza.