Publicado em: 12/02/2014 10:55

UBS do San Rafael receberá consultoria da Secretaria Estadual da Saúde

UBS do San Rafael receberá consultoria da Secretaria Estadual da Saúde UBS do San Rafael receberá consultoria da Secretaria Estadual da Saúde

Com o objetivo de garantir qualidade e resolutibilidade na Atenção Primária à Saúde, o município de Ibiporã inicia uma nova etapa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - APSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Nesta terça-feira (11), coordenadores dos serviços de saúde e das Unidades Básicas (UBSs), além da equipe da UBS do Jardim San Rafael se reuniram com a chefia do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Estadual da Saúde para iniciar o processo de tutoria, cujo objetivo é estabelecer um plano de ação de padronização dos processos de trabalho para as unidades de saúde.

A implantação do modelo de acreditação do serviço utilizado pela Organização Nacional de ONA (Organização Nacional de Acreditação) será realizada inicialmente na UBS do San Rafael e, posteriormente, estendida para as demais UBSs do município. "Esta UBS foi escolhida porque foi ampliada e reformada recentemente, possui uma equipe comprometida e um conselho local atuante. A administração municipal não se preocupa apenas com a melhoria da estrutura física das unidades de saúde, mas com condições de trabalho adequadas para os servidores e a excelência no atendimento à população. O trabalho com a Secretaria Estadual da Saúde certamente trará estes resultados", informou a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Segundo a consultora Maria Emi Shimazaki, o desafio é empoderar as pessoas para que elas acreditem que para a realidade atual da Atenção Primária do Estado pode ser melhorada, é necessário modificar o modelo do processo de trabalho a fim de alcançar melhores resultados das equipes, com foco na segurança do trabalhador e do cidadão, buscando o reconhecimento da população. "Esse grupo terá o domínio do método de trabalho proposto a ser desenvolvido, para que as equipes possam organizar sua agenda de trabalho melhorando os indicadores municipais", esclarece a consultora.

De acordo com Maria Emi, o trabalho será realizado em três níveis - gerenciamento de risco, visando garantir segurança aos cidadãos, gerenciamento de processos e melhoria da gestão. "Na gestão da qualidade dos processos o conceito é a necessidade de agregar valor. A nossa expectativa é que até o final do ano a primeira etapa seja vencida. Oitenta por cento dos problemas de saúde da população deveriam ser resolvidos na Atenção Primária, porém não é isso o que acontece atualmente no Estado. O desafio não é quantidade, mas assegurar um atendimento de qualidade e resolutivo", explica a consultora.

Conforme a chefe do Departamento de Atenção Primária da Sesa, Maria Cristina Tanaka Arai, inicialmente apenas os municípios de Londrina, Cambé, Fazenda Rio Grande e Colombo participariam do processo. Porém, graças ao empenho da secretária de Saúde, Ibiporã foi incluída no projeto. Cornélio Procópio também participará do projeto piloto. "O Estado agradece a abertura e acolhida do município para implantar este programa que busca qualificar a Atenção Primária, oportunizando melhor qualidade de vida à população", disse Maria Cristina. "A preocupação da administração municipal com a saúde pública é constante e o investimento maciço. Contudo, sabemos que há falhas no processo. É fundamental esta parceria com o Estado para apontar problemas e sugerir soluções em uma área tão importante e desafiadora", ressalta o prefeito José Maria Ferreira.