Publicado em: 14/02/2014 09:21

Quarta turma do Bom Negócio Paraná inicia atividade

Quarta turma do Bom Negócio Paraná inicia atividade Quarta turma do Bom Negócio Paraná inicia atividade

A quarta turma do programa Bom Negócio Paraná em Ibiporã iniciou as atividades na última terça-feira (11). A aula inaugural contou com a participação do prefeito José Maria Ferreira, da secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, do agente de crédito, Adaueber de Paula, e do coordenador do programa em Londrina e região, professor Daniel Barros.

Barros falou aos presentes que o Programa Bom Negócio Paraná tem como objetivo capacitar os micros, pequenos, médios e informais empreendedores, através de aulas presenciais por um período médio de um mês e meio, em alguns dias da semana, inclusive com consultorias nas empresas participantes. "São ministrados módulos de gestão, ligada à área empresarial, tais como: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Empreendedorismo e Projeto de Vida. Com isso, o programa contribui para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo, dos empreendedores e de seus empreendimentos", informou.

Lourdes Narcizo deu boas vindas aos cursistas, e fez referência às políticas públicas que vem sendo desenvolvidas na área de trabalho desde 2009. A secretária também destacou os benefícios proporcionados pelo curso: oferecer ao empreendedor ferramentas que auxiliam a empreender com visão de oportunidades; planejamento das ações; conceitos que envolvem a área comercial, marketing, vendas; compra e ainda ensina a utilizar ferramentas de gestão a serem aplicadas imediatamente em seu negócio, auxilia na tomada de decisões estratégicas da organização.

Na ocasião o Agente de Crédito Adaueber de Paula explanou os benefícios do Curso Bom Negócio Paraná junto ao Banco do Empreendedor, onde a Fomento Paraná disponibiliza linhas de crédito (sujeito a avaliação de crédito, cadastro e regras do programa) com condições e vantagens especiais. Uma delas, a possibilidade de redução na taxa de juros com a apresentação do certificado de conclusão do curso ou comprovação de participação, nos últimos cinco anos, em curso de capacitação, promovidos pelos parceiros do Programa Banco do Empreendedor com no mínimo 24 horas/aulas. A taxa de juros poderá variar, começando com 1,07 e podendo reduzir a 0,55% ao mês.

O prefeito José Maria elogiou a participação dos jovens na quarta turma do programa: "Quem não tem paixão não consegue avançar, porque os obstáculos são vários. Cumprimento os jovens empreendedores que vieram até aqui procurar se estruturar se para um amanhã melhor. Isso é melhorar a sua realidade econômica e social! É você colocar suas habilidades em favor da família e da sociedade! Quando você vem em busca de conhecimento você é comparado a um diamante que entra bruto sai diamante lapidado! O empreendedor, em particular, é perspicaz! Ele percebe as oportunidades em situações mais inusitadas. O Brasil é um campo propício à atividade empreendedora. Somos uma nação de 200 milhões de habitantes. Nossa economia não cresce muito, mas nenhum país tem a dimensão do nosso mercado. Ele corresponde à metade da América do Sul. É o quinto no mundo e equivale a três vezes a Inglaterra. Nós somos um mercado fantástico!  Por isso temos que ser criativos para atender este mercado. É necessário dominar alguma técnica e buscar apoio para desenvolvê-la. Muitos exemplos chegam ao nosso conhecimento de pessoas que com iniciativas simples constituiram um império econômico. Vocês aqui se preparam para viabilizar este sonho. Quem vive o negócio com paixão o sonho se realiza!", finalizou.

O Bom Negócio Paraná é um programa do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com o Fomento Paraná e as universidades do estado. Em Ibiporã o programa foi implantado pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Agência do Trabalhador.

Os interessados em participar do próximo curso devem se inscrever na Agência do Trabalhador, junto ao Banco do Empreendedor na Avenida Dom Pedro II, 294, Centro.

Mais informações pelos telefones 3178-0223 e 3178-0224. www.fomento.pr.gov.br