Saúde Pública

Publicado em: 20/06/2024 10:23 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura de Ibiporã lança Selo de Qualidade para estabelecimentos alimentícios

Iniciativa visa elevar os padrões de higiene e segurança dos alimentos na cidade e destacar profissionais que oferecem produtos de qualidade

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, está lançando um selo de qualidade para estabelecimentos que produzem e vendem alimentos. Esta nova certificação visa reconhecer e incentivar aqueles que vão além do cumprimento da legislação sanitária, implementando procedimentos para garantir a qualidade dos alimentos oferecidos aos consumidores.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo deverão realizar uma auto-inspeção utilizando um check-list preparado pela Vigilância Sanitária, disponível no site da prefeitura (https://www.ibipora.pr.gov.br/pagina/2097_SELO-DE-QUALIDADE.html). Após realizarem as adequações necessárias conforme o check-list, os interessados devem enviar este documento à Vigilância Sanitária através do protocolo online, selecionando a opção "Vigilância Sanitária – Selo de Qualidade". Uma nova inspeção será então realizada para verificar se todas as normas e cuidados de higiene estão sendo cumpridos.

O selo de qualidade terá validade de um ano e será renovado no início de cada ano. Durante esse período, se a fiscalização constatar que as condições do estabelecimento se deterioraram e a qualidade dos alimentos não está sendo mantida, o selo poderá ser retirado a qualquer momento. A lista dos estabelecimentos que obtiverem o selo será publicada e atualizada mensalmente no site da prefeitura (https://www.ibipora.pr.gov.br/pagina/2097_SELO-DE-QUALIDADE.html).

Esta iniciativa não só eleva os padrões de higiene e segurança alimentar na cidade, mas também oferece um diferencial competitivo para os estabelecimentos que se preocupam com a saúde dos seus consumidores. A população de Ibiporã poderá, assim, fazer escolhas mais informadas sobre onde adquirir seus alimentos, sabendo que os locais com o Selo de Qualidade são sinônimos de alimentos seguros e higiênico.