Saúde

 

Publicado em: 07/03/2014 16:35

Começa nesta segunda (10) a vacinação contra o HPV


Whatsapp

 

Começa nesta segunda (10) a vacinação contra o HPV Começa nesta segunda (10) a vacinação contra o HPV

 

Nesta segunda-feira (10), entra no calendário nacional de vacinação do Ministério de Saúde a vacina de prevenção contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que causa o câncer de colo de útero. Em Ibiporã, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão aplicando a vacina, gratuitamente, em meninas de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias.

 

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, essa vacina não integra uma campanha de imunização. "Diferente de uma campanha que dura apenas um período, a imunização contra o HPV poderá ser feita ao longo do ano, porém, neste início haverá uma intensificação no chamamento", explica ela.

 

Para se vacinar, basta apenas comparecer à UBS mais próxima da sua residência com a carteira de vacinação em mãos. A meta de Ibiporã é vacinar até dezembro 1214 adolescentes nesta faixa etária. Cada adolescente precisa tomar três doses da vacina, aplicadas no braço, para a proteção ser efetiva. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois da primeira dose.

 

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente, oferecendo proteção contra quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

 

 Depois do câncer de mama, o câncer de colo de útero é o que mais mata mulheres no mundo. A estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.

 

Segundo Sebastiana, a vacina não descarta o exame preventivo de câncer de colo uterino. "A eficácia da vacina é de 96% e é um direito da mulher, entretanto, quando iniciar a vida sexual é muito importante que o exame preventivo também seja realizado uma vez por ano para detectar qualquer anormalidade no colo do útero", explica ela.

 

Apenas meninas com doença aguda grave são contra indicadas a tomar a vacina. Para mais informações procure a UBS mais próxima da sua residência.

 

A vacina é seu direito, aproveite!

 

Serviço:

Vacinação gratuita contra o HPV

Público-alvo:

Meninas de 11 a 13 anos

Leve seus documentos:

Carteira de vacinação ou de identificação

Local:

UBSs -  Apenas o Posto de Saúde Central ofertará a vacinação das  07 às 19 horas.

As outras UBSs vão fazer a vacinação no horário normal de atendimento,  de segunda a sexta-feira.

 

Atenção:

Cada adolescente precisa tomar três doses da vacina, aplicadas no braço, para a proteção ser efetiva. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois da primeira dose