Publicado em: 12/03/2014 15:27

Novos profissionais de saúde chegam a Ibiporã

Novos profissionais de saúde chegam a Ibiporã Novos profissionais de saúde chegam a Ibiporã

Desde a última quinta-feira (06) Ibiporã conta com duas novas enfermeiras na equipe de saúde municipal e na próxima segunda- feira (17) mais uma integrará o quadro de funcionários do município. A conquista deu-se por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica de Saúde (Provab), do Ministério da Saúde. A administração municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, se inscreveu no projeto do governo federal e foi contemplada com as novas servidoras.

O Provab busca estimular e valorizar o trabalhador de saúde que atua em equipe multidisciplinar na área de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família e também procura suprir a necessidade dos municípios inscritos. O programa ainda oferece aos profissionais um curso de especialização a distância gratuito e uma bolsa mensal para custeio das despesas.

De acordo com as normas do Provab, as enfermeiras trabalharão em Ibiporã por 12 meses fazendo escala de 32h semanais nas Unidades Básicas de Saúde e 8h nos cursos de especialização na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) totalizando 40h por semana.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Família, Leiliane Jesus de Martini Lopes Vilaer, as UBSs que acompanharão as enfermeiras que estão fazendo especialização em enfermagem pelo Provab são as da Vila Esperança, do Bom Pastor e o Centro de Saúde. "Essas UBSs foram escolhidas por causa da maior demanda junto as escolas da redondeza. As enfermeiras estarão também atuando dentro das escolas, fazendo visitas, orientações educativas com os alunos e professores. Esse também é um dos objetivos do Provab", explica ela.

Além das enfermeiras, mais profissionais chegarão em breve a Ibiporã. Por determinação do prefeito José Maria, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, mantém uma parceria com a UEL em Residência Médica Curricular Obrigatória e a partir de maio médicos residentes em Clínica Médica da universidade estarão atendendo no posto do San Rafael com supervisão dos doutores clínicos gerais Francisco Osmar Martins e Jéssica Christiane Yoshiara Dias, que atendem na UBS.  O tutor do curso de residência, Leandro Arthur Diehl, médico endocrinologista do departamento de clínica médica da UEL, também supervisionará os residentes pelo Tele Medicina.