Publicado em: 14/03/2014 11:08

Circuito das Capelas inicia pesquisa junto à comunidade

Circuito das Capelas inicia pesquisa junto à comunidade Circuito das Capelas inicia pesquisa junto à comunidade

Paralelamente ao projeto Contos e Causos - História Viva de Ibiporã, que terá o lançamento de novos DVD Books este ano (o trabalho de edição está no 8º volume), o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inicia agora um novo projeto de recuperação da história e memória daqueles que construíram Ibiporã: o Circuito das Capelas.

Assim como no Contos e Causos os pioneiros contam as histórias de suas famílias e falam sobre o surgimento e desenvolvimento do município, no Circuito das Capelas o objetivo é recuperar e documentar a história das capelas, principalmente as rurais, que eram muito frequentadas pelos habitantes locais e são um importante instrumento para se entender e preservar a memória local.

"É uma forma de recuperarmos nossa história a partir dos locais onde os pioneiros que aqui chegaram, se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras", afirma o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

COSTUMES E TRADIÇÕES

São várias as comunidades que, ao longo do desenvolvimento do município contribuíram com o trabalho na  agricultura. Mesmo localizadas dentro do município, pelo fato estarem em regiões diferentes, elas criaram seus próprios espaços de convívio e costumes religiosos.

Foram listadas 24 capelas em Ibiporã, sendo que hoje 12 estão na área urbana e outras 12 na zona rural. "Espaços que traduzem a forma de viver e conviver dessas famílias. Cada local tem a sua história, suas especificidades, festividades e seus 'contos e causos' para contar", diz Julio.

O trabalho  de pesquisa resultará em um book que estampará fotos e relatos destes locais, agenda da programação anual de festividades e atos religiosos. Também fará parte de um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, que é a visitação desses espaços. Algumas capelas, além do perfil histórico, também agregam valor artístico e arquitetônico.

IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR

"As cidades crescem, com uma progressiva perda e descaracterização do Patrimônio Histórico. Cidades não são simplesmente prédios frios. Nelas vivem seres humanos que possuem memória própria e são parte integrante da nossa história.

Por esse motivo, não passa despercebido pelos habitantes das cidades a destruição de patrimônios  de seus antepassados e seus  prédios históricos. Passada a euforia do moderno, do novo  o homem se volta para a busca de seu passado, de suas memórias.

Uma espécie de saudade da época em que nossas cidades eram mais humanas, época em que o homem tinha mais tempo para refletir sobre seu destino. Nossas capelas, com certeza, nos trarão muitas histórias que farão delas um grande 'quebra-cabeças' e irão compor com a história urbana e cultura da nossa terra bonita."

(Julio Dutra)

CONVITE - Participe conosco deste resgate com documentos, fotos, fatos e relatos. Se você tiver algum documento ou informação interessante sobre a história das capelas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - fones: 3178-0233 ou 3178-0215. O trabalho de visitação e coleta de dados foi iniciado por Midiã Martins e Lilian Godoi, do Museu do Café, e tem o apoio de outros setores da Secretaria.

LISTA DAS CAPELAS (12 urbanas e 12 rurais)

Vinculadas à Paróquia Nossa Senhora da Paz (Matriz):

1 - Capela N. Sra. de Guadalupe - Jd. Antônio Frederico

2 - Capela Coração Imaculado de Maria - Cj. H. Alves Pereira (Serraia)

3 - Capela Santo Albérico Crescitelli - Jd. Éden

4 - Capela N. Sra. de Fátima - Jd. John Kennedy

5 - Capela Santa Cruz - Cj. José Pires de Godoy (Pólo)

6 - Capela N. S. da Consolação - Capela do Amâncio/ Saltinho - RURAL

7 - Capela N. S. da Esperança - Boa Esperança - RURAL

8 - Capela São João Batista - Barra do Jacutinga - RURAL

9 - Capela São Pedro de Alcântara - Jacutinga - RURAL

10 - Capela São José - Taquara do Reino - RURAL