Publicado em: 20/03/2014 10:39

Administração Municipal intensifica ações de combate à dengue

Administração Municipal intensifica ações de combate à dengue Administração Municipal intensifica ações de combate à dengue

O forte calor e o aumento considerável das chuvas das últimas semanas, típicos do final do verão, preocupam autoridades de saúde por serem propícios para o aumento de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. "Com o aumento do calor, da umidade e das chuvas de outono, o mosquito da dengue se alastra com facilidade e de forma mais rápida. Os ovos, que já eclodem cheios de novos mosquitos, sobrevivem por 480 dias, mais de um ano, e um mosquito infectado sobrevive entre 25 a 40 dias", explica o supervisor geral de Endemias, Diomar Carvalho.

Segundo o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Ibiporã registrou desde o início do ano 262 casos notificados, sendo 47 positivos, todos autóctones. A região oeste (Jardim San Rafael, Terra Bonita 1 e 2, Santa Paula) é a que concentra o maior número de casos - 111 notificações, com 39 casos positivos. "No arrastão que realizamos no San Rafael encontramos 12 criadouros do mosquito apenas em um quintal".

Como apontou o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em janeiro, 99% dos focos do mosquito encontram-se nas residências. "Os números indicam que a população está negligenciando os cuidados com a dengue, acumulando água no quintal, permitindo, desta forma, o surgimento de criadouros do mosquito", analisa o supervisor. A circulação viral é grande, pois muitos viajaram nas férias e Carnaval e podem ter levado e trazido a doença", explica Carvalho. Um novo LIRAa será divulgado nos próximos dias.

No ano passado o município viveu uma epidemia da doença, contabilizando 1581 notificações com 487 casos confirmados de janeiro a dezembro, sendo que os meses de março, abril e maio foram os mais problemáticos.

Ações de prevenção e combate à dengue

Como determinado pelo prefeito José Maria, em manter ações contínuas de prevenção e combate à dengue no município, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está em alerta, e desde o início do verão, tem intensificado as ações para evitar que o município registre novamente uma epidemia da doença, como no ano passado. Nos bairros onde a situação é mais crítica (San Rafael, Terra Bonita, Vila Romana) as atividades de campo incluem arrastões para remoção manual dos focos, bloqueio da transmissão viral em residências com notificações e aplicação de inseticida com UBV costal.

A Secretaria de Saúde também negocia com a 17ª Regional de Saúde a retomada da utilização do serviço de UBV pesado (fumacê). "Cerca de 30 agentes de endemias estão visitando as residências, orientando sobre a importância de manter os quintais limpos, fazendo o descarte correto dos materiais recicláveis e evitando o acúmulo de água. Casas fechadas durante a semana são revisitadas aos sábados", informa Carvalho.

Além disso, servidores da saúde têm passado por capacitação contínua sobre a dengue, abordando temas como classificação de risco, acolhimento e organização do fluxo de atendimento, tratamento e transmissão da doença. Desde novembro estão sendo realizadas ações educativas nas escolas, empresas, igrejas e entrega de material informativo em pontos de maior circulação de pessoas.

Reunião do Comitê de Combate à Dengue

Nesta quinta-feira (20) ocorre mais uma reunião do Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue. Na ocasião, um agente da 17ª Regional de Saúde, Silvano Marcos de Souza, fará uma explanação sobre o Programa Nacional de Combate à Dengue, discorrendo sobre as ações de controle desenvolvidas no município e as características do mosquito transmissor da doença.

Apoio da população

De nada adianta o poder público se esforçar para combater o mosquito, se a população não exercer de fato a cidadania, cuidando do seu espaço e do entorno de sua casa. "Da mesma forma que a dona de casa tem a preocupação com a faxina dentro da residência deve ter fora. Depois da chuva, é fundamental fiscalizar se tem algum recipiente acumulando água no quintal, como brinquedos, garrafas, pneus, sacos de lixo, vasos de planta, bebedouros dos animais", orienta Carvalho.

Previna-se contra a dengue

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

Use repelente;

Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

Mantenha as portas fechadas;

Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

Deixe sempre a caixa d'agua fechada.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)