Publicado em: 28/03/2014 14:55

Ações educativas melhoram saúde bucal de alunos de Ibiporã

Ações educativas melhoram saúde bucal de alunos de Ibiporã Ações educativas melhoram saúde bucal de alunos de Ibiporã

A higiene bucal é um fator relevante para o bem-estar e saúde do ser humano. Uma criança que apresenta boa saúde e higiene bucal certamente será um adulto mais saudável e também com uma qualidade de vida melhor. Pensando nisso, a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, tem investido na prevenção, através de ações educativas e prestação de serviço odontológica dentro das escolas municipais. Atualmente, todas as 13 escolas e 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são atendidos pelo programa de educação em saúde bucal.

Segundo a responsável técnica do Setor de Odontologia, Patrícia Piazzalunga, as ações educativas são realizadas por profissionais de odontologia desde o berçário, respeitando-se as características de cada faixa etária. "Realizamos palestras sobre importância da escovação correta dos dentes, a alimentação e outros detalhes fundamentais para manter a saúde bucal, escovação supervisionada pelo menos uma vez por semana, evidenciação de placa bacteriana, doação de escova e creme dental e aplicação de flúor, que reduz a incidência de cáries. Este trabalho é feito de forma lúdica, dinâmica e interativa, para facilitar o aprendizado", explica.

O dentista também realiza a avaliação clínica, e, caso o aluno necessite de tratamento dentário, é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O município conta com 10 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) Bucal, sendo 20 dentistas, 19 auxiliares de saúde bucal e 4 técnicos em saúde bucal. Crianças têm atendimento gratuito prioritário, juntamente com idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Para intensificar o trabalho de prevenção, a equipe odontológica, formada por um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um técnico em saúde bucal, orientam os profissionais de educação que atuam junto às crianças. "No berçário, as monitoras são orientadas a fazer a limpeza da gengiva dos bebês durante o banho. A parceria com os educadores é importante para reforçar as orientações e encaminhar casos", afirma a dentista.

Consultório odontológico

A Escola Municipal Pref. Alberto Spiaci (Caic/Vila Esperança) e o Colégio Antônio Iglesias contam com consultórios odontológicos. E em breve o consultório da Escola Municipal Alice Roma, no Jardim San Rafael, que já conta com uma equipe fazendo o trabalho educativo, também estará funcionando. Além das atividades educativas, os alunos têm acesso a tratamento odontológico gratuito.

Depois de alguns anos fechado, o consultório odontológico do Caic funciona ininterruptamente desde 2009. Os mais de mil alunos da instituição, tanto da rede municipal quanto da estadual, têm acesso ao serviço.

Segundo a dentista Flávia Mezzaroba Ortenzi, cerca de oito pacientes são atendidos diariamente, tanto com agendamento como demanda espontânea. Pelo menos uma vez por ano todos os alunos passam pela cadeira da dentista. "Para minimizar o medo e desconforto, tenho o cuidado de fazer o condicionamento da criança, evitando procedimentos dolorosos logo no primeiro dia. Se o paciente for assíduo às consultas e mantiver uma boa higiene bucal é recompensado com alguns presentinhos, como adesivos, lápis, caneta", comenta a profissional.

Além de facilitar para os pais, que evitam perder o dia de trabalho para buscar atendimento para o filho, o consultório dentro da escola permite acompanhamento mais próximo da saúde bucal dos alunos. "A prevenção é o melhor método para cuidar da higiene, além de ser a maneira mais econômica e menos dolorida de ficar longe de problemas graves de saúde. Outra vantagem importante é que o exame bucal permite a detecção precoce de alguma síndrome. Aí fazemos o encaminhamento para atendimento multidisciplinar", explica a dentista.

O resultado dos investimentos pode ser constatado na melhora significativa da saúde bucal dos estudantes, com melhora do Índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados), aponta a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furnaleto. "Na maioria dos alunos dos quarto e quinto anos realizamos apenas a profilaxia, pois já criaram o hábito de fazer a higiene bucal. O trabalho preventivo é fundamental para evitar a perda de dentes importantes nesta fase de nascimento da segunda dentição, além de evitar doenças e garantir o bem-estar da criança, transformando o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa", pontua a secretária.

Crianças conscientes

Os sorrisos saudáveis dos alunos são uma demonstração de que aprenderam as orientações repassadas pela técnica em saúde bucal Terezinha Grisotto. "Temos que evitar doces e sempre escovar os dentes após se alimentar, além de passar diariamente o fio dental. Gosto muito de vir ao dentista na escola", assegura Mikaelly Vitoria de Lima Bento, 9 anos, aluna do quarto ano.

O projeto também é uma boa oportunidade de levar informações e conceitos sobre higiene e saúde bucal através das crianças. "Os alunos multiplicam as orientações entre os próprios estudantes e a família. Um coleguinha cobra o outro quanto a higiene bucal e até comentam com as professoras quando alguém está com mau hálito ou reclamando de dor de dente", afirma a diretora Leonir Aparecida Pedro.

"Falo para minha mãe não oferecer muito doce aos meus irmãozinhos para não estragar os dentinhos deles", afirma Mikaelly. "Oriento a minha mãe e avó sobre a importância da escovação correta e do uso do fio dental", acrescenta a  aluna do quarto ano Kelly Yasmin Lopes Martins, que comemora o retorno ao dentista sem cáries.