Publicado em: 02/04/2014 09:09

Unidades de saúde recebem qualificação para melhorar atendimento ao usuário

Unidades de saúde recebem qualificação para melhorar atendimento ao usuário Unidades de saúde recebem qualificação para melhorar atendimento ao usuário

Dando continuidade ao processo de tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - APSUS, coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos serviços de saúde de Ibiporã reuniram-se na manhã desta terça-feira (01) com a chefia do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Estadual da Saúde - a médica e consultora Maria Emi Shimazaki e a enfermeira responsável pela atenção primária na Secretaria Estadual de Saúde, Maria Cristina Tanaka Arai.

O trabalho começou em fevereiro, na UBS do Jardim San Rafael, e começa a ser desenvolvido nas demais unidades do município. A equipe da SESA recebeu os resultados das ações desenvolvidas e as metas da unidade para alcançar o selo bronze, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O objetivo da tutoria é estabelecer um plano de ação de padronização dos processos de trabalho para as unidades de saúde, a fim de garantir qualidade e resolutibilidade na Atenção Primária à Saúde. "A cada encontro são deixadas algumas tarefas, e no San Rafael a equipe realizou uma oficina sobre higienização das mãos com uma profissional da Vigilância Sanitária. Também estabelecemos a estratificação de risco das gestantes, e, posteriormente faremos com crianças, hipertensos e diabéticos. É uma reorganização do processo de trabalho que beneficiará os servidores e os usuários", assegura a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furnaleto.

De acordo com Maria Emi, o trabalho será realizado em três níveis - gerenciamento de risco, visando garantir segurança aos cidadãos, gerenciamento de processos e melhoria da gestão. "Na gestão da qualidade dos processos o conceito é a necessidade de agregar valor. A nossa expectativa é que até o final do ano a primeira etapa seja vencida. Oitenta por cento dos problemas de saúde da população deveriam ser resolvidos na Atenção Primária, porém não é isso o que acontece atualmente no Estado. O desafio não é quantidade, mas assegurar um atendimento de qualidade e resolutivo", explica a consultora.

Conforme Maria Cristina, inicialmente apenas os municípios de Londrina, Cambé, Fazenda Rio Grande e Colombo participariam do processo. Porém, graças ao empenho da secretária de Saúde, Ibiporã foi incluída no projeto. Cornélio Procópio também participa do projeto piloto.