Saúde

 

Publicado em: 02/04/2014 16:23

Secretaria de Saúde apresenta a José Maria projeto de criação de Setor de Regulação


Whatsapp

 

Secretaria de Saúde apresenta a José Maria projeto de criação de Setor de Regulação Secretaria de Saúde apresenta a José Maria projeto de criação de Setor de Regulação

 

A equipe do Setor de Regulação de Ibiporã (Carmem Cecília de Carvalho Lunardelli, Carolina Santana Siqueira, Maria Aparecida Leiva de Faria e Valesca Veit Montemezzo), o diretor de saúde, Ilto de Souza, e a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furnaleto, reuniram-se nesta quarta-feira (02) com o prefeito José Maria Ferreira para apresentar o projeto "Diretrizes para regulamentar o setor de regulação do município de Ibiporã". O objetivo é criar o setor de regulação e a centralização do serviço, garantindo uma oferta regulada dentro de um fluxo que permita o caminho mais oportuno na obtenção de respostas as necessidades dos usuários, como a melhora e agilização dos atendimentos, principalmente a marcação de exames e consultas com especialistas.

 

Segundo o projeto, a regulamentação do Setor de Regulação justifica-se pela participação do município no Complexo Regulador Regional de Londrina (Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde - DRAS, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema - Cismepar, 17ª Regional de Saúde) e da grande demanda por ações e serviços de saúde.  "Vale ressaltar que tendo um serviço de regulação bem estruturado, os serviços administrativos (agendamento, lançamento das especialidades no sistema, cadastro no SOLUS e acompanhamento dos pacientes inseridos no sistema) será realizado pela equipe técnica da regulação, proporcionando, assim, um melhor atendimento aos usuários, facilitando as ações assistenciais realizadas pelos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e diminuir os gastos com a contratação de administrativos", aponta o estudo.

 

O projeto apresenta um resgate histórico do Sistema Único de Saúde, uma revisão bibliográfica da Regulação, as atribuições do serviço, o papel dos municípios, o fluxo de funcionamento do setor de regulação e a estrutura mínima para o seu funcionamento no município de Ibiporã. "Atualmente o trabalho é realizado no Centro de Saúde em um espaço pequeno e por profissionais que já exercem outras funções. Inicialmente, a proposta é que o Setor de Regulação seja centralizado na Secretaria Municipal de Saúde e servidores sejam remanejados para a realização do serviço. Posteriormente, será necessária a contratação de médicos e enfermeiros especializados em Auditoria em Saúde", explica Leilaine.

 

José Maria sinalizou positivamente com a implantação do Setor de Regulação. "Parabenizo a equipe que elaborou o projeto. Ele é viável e vamos encampá-lo, estruturando paulatinamente o setor. A regulamentação e centralização da regulação resultará na melhoria da qualidade e eficiência do atendimento prestado à população na área da saúde - uma das prioridades de nossa administração - , além de a médio e longo prazo reduzir custos", finaliza.