Publicado em: 09/04/2014 16:58

Usuários atendidos pelos CAPSi e CAPS Adulto de Ibiporã participam de almoço para celebrar a Páscoa Usuários atendidos pelos CAPSi e CAPS Adulto de Ibiporã participam de almoço para celebrar a Páscoa

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e o Centro de Atenção Psicossocial Adulto começaram a celebrar a Páscoa esta semana. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu um almoço nesta terça (08) e quarta-feiras (09), em um restaurante da cidade, para os usuários de cada unidade de saúde. No cardápio, arroz branco, estrogonofe de frango, salada de tomate e alface e batata palha.

Estômago cheio, conversa descontraída e sorriso no rosto contagiaram o ambiente. O prefeito José Maria almoçou junto com os usuários e causou grande alegria entre eles. Juntos, antes do almoço, todos rezaram o Pai Nosso para agradecer o alimento e relembrar o motivo da celebração, a Páscoa.

Desde 2009 o almoço é oferecido pela Administração Municipal e sempre na Páscoa. "Comemorar esta data é muito importante porque significa que Jesus está vivo e deu a vida para que todos pudéssemos ser salvos", afirmou o prefeito.

Para a pedagoga do CAPSi, Roseli Ciaca, "este momento é muito especial na vida desses adolescentes. É a oportunidade para muitos de conhecer um lugar novo, além de comemorar a Páscoa e praticar a partilha", expôs.

Segundo Ana Paula Ribeiro, coordenadora do CAPS Adulto, ações como essa, ofertadas pela administração municipal, garantem a reinserção social e socialização dos usuários.

De acordo com a coordenadora do CAPSi, Aldry Franciele Teixeira, o objetivo da confraternização é a socialização entre os usuários. "O almoço é uma oportunidade cultural, muitos deles nunca tinham ido a um restaurante antes", revelou.

Allan, 12 anos, participou de seu primeiro almoço promovido pela administração municipal. "Eu estava muito ansioso para estar aqui, achei tudo muito legal! Nunca tinha ido a um restaurante, gostei demais da comida e da sobremesa", afirmou ele. Assim como o colega, Yasmim, de 17 anos, participou do seu primeiro almoço do CAPSi. "Gostei muito, me agradou estar aqui reunida com todos, conversando e rindo. Foi muito bacana", garantiu Yasmim.

Os usuários do CAPSi, de 06 a 11 anos, que não participaram do almoço, na próxima semana assistirão a uma peça de teatro no Colégio Integrado Sônia Marcondes (Tia Sônia). Para os usuários do CAPS Adulto haverá uma comemoração, com lanche especial. Ovos de Páscoa serão entregues pelos dois CAPS's de Ibiporã.

As equipes multiprofissionais do CAPSi e do CAPS Adulto  estiveram presentes no almoço juntamente com o prefeito José Maria, a Secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, o Diretor Municipal de Saúde, Ilto de Souza, e a coordenadora de Saúde Mental, Caroline Santana Siqueira.

Errata:

Diferente do que havia diso informado antes, a siga do Centro de Atenção Psicossocial de Ibiporã é CAPS Adulto ou CAPS I. O CAPS- AD  é referente ao  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.