Publicado em: 30/04/2014 14:46

“Cristo Libertador” volta para casa

“Cristo Libertador” volta para casa “Cristo Libertador” volta para casa

A cerimônia de entrega da escultura do "Cristo Libertador", que mede 4,5m e pesa 380 kg, aconteceu na última sexta-feira (25), no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Ferroviária), onde ficará exposta definitivamente. Espetáculo cênico, benção da obra pelo vigário da Igreja Matriz, homenagens e música marcaram o evento que foi realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Cultural.

A escultura feita de aço e latão tornou-se famosa pela polêmica que gerou, por retratar o Cristo desnudo, coberto por uma pomba que representa o Espírito Santo e finalizada com um sol atrás de Jesus, representado Deus Pai. A obra incompreendida foi criada em 1975 e percorreu diversos locais até voltar à cidade e ser restaurada pelas mãos do próprio idealizador.

"A nudez de Cristo nessa obra não tem nenhuma ofensa, não se reduz às partes pudicas do corpo. É a mesma nudez de quando Cristo nasceu. Ele veio do ventre da mãe nu. E essa escultura traz a ideia de pureza, porque Jesus sempre foi puro, sangrou e morreu inocentemente e puro", explica o escultor da obra.

Durante o evento um vídeo retratando toda a história da obra foi exibido. Os artistas da Fundação Cultural apresentaram um espetáculo cênico e o padre Paulo fez uma benção referente ao momento. Também foi aberto um espaço para as autoridades presentes se pronunciarem sobre esse marco para a história de Ibiporã. Para o prefeito José Maria, o artista ligado à cultura está sempre um passo a frente. "É esse passo que faz do artista irreverente", garantiu ele.

"Henrique não foi compreendido no seu tempo. Sua obra peregrinou quase 40 anos até retornar para Ibiporã, marcando o fim da peregrinação do 'Cristo Libertador' que agora está em casa e vai fazer com que nossa cidade possa cada vez mais reconhecer na arte um elemento de transmissão cultural", afirmou José Maria.

A vice-prefeita, Sandra Moya, agradeceu o artista por ter escolhido Ibiporã para desenvolver o seu ofício e fomentar a cultura local. "A nossa cidade tem um diferencial por causa das pessoas que moram aqui. E você Henrique, adotou nossa Ibiporã como sua casa e torna nosso município mais bonito, pela pessoa e artista que é. E também pela sensibilidade que expressa, além de transmitir seu conhecimento com tantos de nossos munícipes que passaram pela Casa de Artes e hoje enxergam a arte e o mundo de forma distinta de como enxergavam", expôs Sandra.

O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, aproveitou o momento para agradecer a todos os cidadãos que marcaram presença na entrega do "Cristo Libertador" e também a todos aqueles que colaboraram para que a entrega fosse especial. "Momentos marcantes acentuaram a importância deste dia para Ibiporã. E mais uma vez o espaço da antiga Estação Ferroviária deu lugar a uma manifestação viva, foi tudo perfeito", finalizou Dutra.

Entre os presentes estiveram o prefeito José Maria, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita Sandra Moya, o vereador e vice-presidente da Câmara, Orlando Pelisson, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, a Secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o vigário da Matriz de Ibiporã Padre Paulo e o secretário de gabinete da reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Aurélio Pereira, que representou a reitora Nádina Moreno.