Publicado em: 13/05/2014 09:41

Teatro de Tábuas passou por Ibiporã

Teatro de Tábuas passou por Ibiporã Teatro de Tábuas passou por Ibiporã

A Cia. Teatro de Tábuas trouxe mais uma vez a Ibiporã um dos seus espetáculos. O grupo apresentou na tarde de sexta-feira (dia 9 de maio) a peça "Canções Populares", que teve início em frente à Escola Municipal Carlos Augusto Guimarães, com a presença dos alunos do 4º e 5º ano, percorreu a praça central, a Igreja e algumas ruas até chegar à Escola Maria Inês Rodrigues de Mello, onde outro grupo de alunos aguardava pelos artistas.

O grupo mostra uma dinâmica diferente do que vemos, com um cenário de chamar a atenção e peças que emocionam. Percorrem todo o Brasil, levando a arte a lugares de difícil acesso. Atualmente, é composto por 10 pessoas, entre artistas e outros profissionais. Loi Lima, que cuida da direção geral e do roteiro, explica porque grupo se apresenta em cidades pequenas do interior: "Temos como objetivo levar a arte para os lugares mais afastados, saindo dos grandes centros." Quanto ao público, atinge todas as idades: "Mas a peça 'Canções Populares' em especial, foi pensada para as crianças", contou Loi.

Aos olhos de quem pôde presenciar, a apresentação surpreendeu. A coordenadora da Escola Carlos Augusto Guimarães, Dirce Mariano, disse que "adorou" a passagem do grupo pela escola. "Trabalham temas que acrescentam tanto na educação, quanto na arte. Essa peça em especial relembra muitas músicas antigas e isso é fantástico", elogiou.

Também presente, a coordenadora da Escola Municipal Maria Inês Rodrigues de Mello, Jacqueline Flauzino Pizzi, gostou muito da apresentação e agradeceu pela oportunidade dada às crianças. "A arte é conhecimento e a cultura faz parte do processo educativo. Achei ótimo eles percorrerem as ruas, porque envolve a comunidade do bairro e as pessoas param para ver, afinal é algo diferente", afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, afirmou que a cultura em Ibiporã está sempre de portas abertas para receber a contribuição de grupos de fora, "como esse, do Teatro de Tábuas", que venham "acrescentar na formação dos nossos cidadãos e alunos."

Os espetáculos do grupo têm patrocínio cultural do Ministério da Cultura e Duke Energy e foram realizados com o apoio da Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Educação, com a colaboração dos funcionários da Fundação e das escolas envolvidas.