Publicado em: 20/05/2014 08:42

CMEI promove ações de combate à dengue

CMEI promove ações de combate à dengue CMEI promove ações de combate à dengue

Alunos, educadoras e funcionárias do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof(a) Maria do Carmo Galvão Uille intensificaram, na semana, passada, as ações de combate à dengue. Com o objetivo de ensinar as crianças que a dengue só é eliminada quando impedimos que a larva do mosquito Aedes Aegypti se desenvolva, os alunos desenvolveram atividades de coleta e seleção de lixo, assistiram vídeos educativos, esculpiram as fases de desenvolvimento do mosquito (ovos, larvas, pupas e mosquito) com massa de modelar, colocaram areia nos pratos dos vasos, confeccionaram cartazes e fizeram uma caminhada pelas ruas do Jardim Éden buscando alertar a população local sobre o perigo desta doença. As atividades envolveram 75 alunos do Berçário 2, Maternal, Pré 1 e Pré 2. As atividades contaram com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa partiu das educadoras e da diretora, Patrícia Perez Bueno, uma vez que no último Macro Encontro da Educação, realizado em 30 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, expôs a situação do município de Ibiporã diante da infestação do mosquito, expondo também as ações que poderiam ser feitas para prevenir a doença.

As atividades terão sequência nos próximos dias, quando as crianças serão incentivadas a trazer para o C.M.E.I recipientes capazes de acumular água e que estejam a céu aberto em seus quintais, os quais posteriormente serão recolhidos pelos caminhões de coleta seletiva do município.

As crianças do Maternal, Pré 1 e Pré 2 compreenderam que se cada um cuidar de seu quintal por 10 minutos durante a semana, o mosquito não se reproduz e a doença pode ser eliminada.