Publicado em: 20/05/2014 14:36

Prazo para cadastro do Cartão SUS está se esgotando

Prazo para cadastro do Cartão SUS está se esgotando Prazo para cadastro do Cartão SUS está se esgotando

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, orienta que todo cidadão que ainda não possui o Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS o faça o mais rápido possível, pois a partir de 10 de julho será proibido o atendimento nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem o documento. Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem ter o cartão.

A determinação consta da Portaria N° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde. O usuário terá de informar o número do seu Cartão Nacional do SUS, não importando se o atendimento é pelo Sistema Único, particular ou por plano de saúde. O número será solicitado no ato da admissão do paciente. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão e é válido em todo o território nacional. Foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente. O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados.

Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Borges, a confecção do Cartão SUS tem como objetivo principal a criação de um banco de dados para histórico clínico de cada paciente, dando assim mais agilidade e qualidade ao atendimento. "O cartão SUS agiliza marcações de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde. O sistema é atualizado sempre, sendo assim, será possível que o médico saiba o que já foi feito com aquele usuário. A integração do Sistema de Saúde é essencial, porque emite um histórico confiável do paciente (importante para o médico), diminui a possibilidade de fraudes, pois quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, se deve indicar pra quem eles foram destinados", explica Rosângela.

De acordo com a coordenadora, fazer o cartão SUS é grátis, fácil e rápido. Munícipes de Ibiporã devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do seu endereço - estas unidades funcionam a partir das 7 horas. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. Já para os menores de idade, é preciso a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe. Para os casos de 2º via do cartão, estes também são solicitados nas próprias Unidades de Saúde de origem, com a mesma documentação. Caso não seja possível identificar o número anteriormente atribuído, pode ser solicitada a emissão de um novo cartão.

Rosângela alerta para que as pessoas não deixem para solicitar o cartão SUS nos últimos dias. Cerca de 28 mil munícipes ainda não possuem o CNS. "Não podemos suspender o serviço ao paciente que precisa de um atendimento para ficar apenas confeccionando o cartão. Para evitar transtornos e tumulto de última hora, orientamos que as pessoas se antecipem e procurem logo a Unidade de Saúde", finaliza.

Serviço:

Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS

*** A partir de 10 de julho será obrigatória a apresentação do documento para ser atendido nos estabelecimentos de saúde;

- Deve ser feito na Unidade Básica e Saúde mais próxima de sua residência.

- Documentos necessários:

Maiores de 18 anos:

- RG, CPF e comprovante de residência;

Menores e 18 anos:

- Certidão de Nascimento, comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis e documento de identidade da mãe ou responsável