Publicado em: 21/05/2014 14:28

Semana dos Museus recebeu 563 visitantes

Semana dos Museus recebeu 563 visitantes Semana dos Museus recebeu 563 visitantes

A 12ª Semana dos Museus, realizada de 11 a 18 de maio, no Museu do Café e no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã, atingiu o seu objetivo de movimentar a cidade e recebeu ao longo da semana 563 pessoas.

Elas vieram conhecer um pouco da nossa história, visitar as exposições permanentes e participaram das oficinas de música, cerâmica, dança, coral e desenho, oferecidas pelos professores da Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que são órgãos da administração municipal de Ibiporã.

Um dos pontos altos foi o lançamento do livro 'Cheiro de Chuva', do escritor local Moacyr Eurípedes Medri, no sábado à noite, que reuniu cerca de 200 pessoas no Auditório Pioneiros. Outro evento que atraiu bom público foi o café da manhã para as mães, no dia 11, promovido pelo grupo Valorizando Esperança, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, que trouxe mais de 100 mães e seus familiares ao museu.

"São eventos que promovemos visando atrair públicos diferentes ao nosso museu. Nesse café da manhã, por exemplo, acabamos recebendo moradoras do Centro de Ibiporã que nunca tinham vindo à estação ferroviária depois que ela foi revitalizada (em 2012)", comentou o secretário Julio Dutra.

ATRAÇÕES

A divulgação das atividades da Semana dos Museus funcionou bem e atingiu um grande número de alunos das redes municipal e estadual, que se revezaram nos dias de visita. Os destaques, que chamaram a atenção dos estudantes, foram a escultura do Cristo Libertador, de Henrique de Aragão (recém instalada no local) e o Varal da Copa, do escritor Vagner Xavier, de Cambé. É uma mostra sobre futebol e cultura dos países que disputarão o Mundial no Brasil, a partir de 12 de junho.

As visitas ao longo da semana foram de alunos e professores da Escola Municipal Almerinda do Nascimento (54 pessoas), Colégio Olavo Bilac (65), CMEI Menino Deus (27), CMEI Carinho Materno (18) e Escola de Formação e Cidadania da APMIF (29). E nesta quarta-feira (dia 21) haverá mais dois colégios visitando o espaço: 50 alunos do Colégio Antônio Iglesias (de manhã) e 60 do Basílio de Lucca (à tarde).

"Este evento é importante para os museus de todo o Brasil, que têm a oportunidade de dar visibilidade aos seus trabalhos. Mesmo Ibiporã não sendo uma cidade histórica, é importante estarmos preservando e registrando a nossa memória e tudo o que acontece, principalmente fatos relevantes para o desenvolvimento do município, como as ações culturais", afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

A organização da Semana dos Museus ficou a cargo da equipe do Museu do Café. Realização do Governo Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO

O Museu do Café e a cafeteria ficam abertos à visitação de terça a sexta-feira e também aos domingos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Museu fica na antiga Estação Ferroviária (Av. Mário de Menezes, 1113 - fone (43) 3178-0392. Esperamos por você!

CONFIRA O QUE ACONTECEU NA SEMANA:

11.05 - Café da manhã para as mães

12.05 - Oficina de cerâmica com a profª Cida