Publicado em: 27/05/2014 09:15

Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue será exigido em inspeções sanitárias Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue será exigido em inspeções sanitárias

A dengue se combate diariamente e com o envolvimento do poder público e população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Por isso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, solicita aos proprietários e/ou responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados, comerciais e industriais que sigam a Norma Técnica de Prevenção e Controle da Dengue, conforme Resolução Estadual 0029/11, da Secretaria Estadual da Saúde, e a realizar o Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue  (PGPCD).

O PGPCD deve descrever a caracterização, a segregação, o armazenamento, o acondicionamento, o transporte e a destinação final dos materiais recebidos, armazenados e/ ou comercializados por esses estabelecimentos, e/ou o manejo dos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os proprietários são responsáveis pelo gerenciamento dos materiais existentes em seu estabelecimento e deverão realizar o manejo adequado do ambiente e materiais estabelecendo rotinas e procedimentos para a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o responsável pelo setor de Endemias, Luiz Augusto Loredo, desde a publicação da resolução, as empresas estão sendo orientadas e vistoriadas por servidores do setor sobre a aplicação de medidas de prevenção e controle da dengue. "Muitas empresas já possuem o PGPCD, mas há ainda em nosso município pontos críticos, cujos depósitos possuem muitos recipientes e estruturas que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito. Como apenas as orientações não estão adiantando, em breve começaremos a vincular a liberação da licença sanitária a apresentação do PGPCD", adiantou.

Conforme a resolução, não adotar medidas preventivas de controle ou favorecer as condições para proliferação de vetores de interesse à saúde pública, especialmente o mosquito Aedes, constituem algumas das infrações sanitárias sujeitas a penalidades previstas, que vão desde advertência até a interdição da empresa. "Os proprietários devem se conscientizar dos prejuízos sociais, financeiros e para a saúde, inclusive de seus funcionários, quando favorecem a proliferação do mosquito", observa Loredo. Segundo o responsável pelo setor de Endemias, 30 pontos estratégicos (borracharias, ferros velhos, depósitos, indústrias) estão sendo visitados quinzenalmente pelos agentes, que realizam a remoção dos criadouros e aplicação de inseticida. Até o final da semana passada o município registrava 1055 casos notificados com 277 confirmações, segundo levantamento do Setor de Epidemiologia.

O formulário para o preenchimento do PGPCD está disponível nos endereços eletrônicos do Estado do Paraná: www.dengue.pr.gov.br e www.saude.pr.gov.br.

Mais informações no Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde - 3178-0301/3178-0307.