Publicado em: 05/06/2014 12:48

Ibiporã utiliza armadilhas para analisar circulação do mosquito da dengue

Ibiporã utiliza armadilhas para analisar circulação do mosquito da dengue Ibiporã utiliza armadilhas para analisar circulação do mosquito da dengue

Visando estabelecer ações mais eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está apostando na utilização de armadilhas, conhecidas como ovitrampas, para evitar a proliferação de novos vetores da doença. O projeto piloto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do Programa de Educação Tutorial (PET), do governo federal, que estimula atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias.

Quarenta e quatro armadilhas foram instaladas no início da semana em residências dos Jardins Terra Bonita e Cinquentenário, bairros vizinhos ao Jardim San Rafael, que apresenta elevado índice de casos.  "As ovitrampas simulam o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti: um vaso de planta preto é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita que a fêmea do Aedes coloque ovos. Dentro do recipiente, é colocada uma substância larvicida. Dessa forma, os agentes de endemias conseguem observar de maneira mais rápida e eficiente a quantidade de mosquitos naquela região e aceleram as ações de combate, permitindo otimizar a utilização dos recursos do programa de controle da doença", explica o responsável pelo Setor de Endemias, Luiz Augusto Loredo. No ano passado houve registros de casos em junho e julho, o que demonstra que o frio não é mais empecilho para a proliferação do mosquito. Com este monitoramento, queremos comprovar a presença do Aedes nesta época do ano e tomar providências mais efetivas", acrescenta o responsável.

De acordo com Loredo, as palhetas serão retiradas na próxima segunda-feira (09) e encaminhadas a UEL para que seja feita a leitura e interpretação dos dados. O resultado do levantamento deve ser concluído em julho.

Situação da dengue em Ibiporã

O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde tem constatado nas últimas três semanas uma redução nas notificações de dengue no município. "As ações sistemáticas de prevenção e combate à doença, tais como remoção manual dos criadouros, aplicação de inseticida com UBV costal e pesada (fumacê), arrastões de limpeza, campanhas educativas, e o tempo mais seco têm colaborado para a redução dos índices.

Infelizmente, a população ainda deixa um pouco a desejar no cuidado com o seu quintal, acumulando objetos que são potenciais criadouros do mosquito, tais como vasos de plantas, baldes, bacias, garrafas, sacos de lixo, pneus. Os munícipes precisam exercer de fato sua cidadania e fazer a sua parte, porque apenas o poder público não conseguirá vencer o problema", alerta Loredo.

O último levantamento do Setor de Epidemiologia aponta até a última segunda-feira (2) 1.135 notificações com 322 casos positivos, todos autóctones.