Publicado em: 17/07/2014 12:19

Muitas cidades se espelham no trabalho desenvolvido em Ibiporã

Muitas cidades se espelham no trabalho desenvolvido em Ibiporã Muitas cidades se espelham no trabalho desenvolvido em Ibiporã

O trabalho desenvolvido em Ibiporã pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é referência para vários municípios da região. Prova disso é que a cada mês há visitas de novos grupos de gestores culturais e de turismo, artistas, artesãos e lideranças do poder público, que vêm conhecer de perto o modelo de gestão e ações empreendidas pelo Governo Municipal na cidade, através da Secretaria e da Fundação Cultural de Ibiporã.

Somente nos últimos seis meses o secretário Julio Dutra e a equipe receberam visitantes e gestores culturais ou de artesanato de Londrina, Rolândia, Arapongas, Cornélio Procópio e Tamarana.

"Aos poucos vamos recordando, vivenciando e escrevendo a nossa história. Temos recebido muitos visitantes da cidade e da região que vêm conhecer o que tem sido feito pelo poder público municipal para assegurar que Ibiporã cresça cada vez mais nos seus aspectos culturais. Hoje, atendemos cerca de 1.000 alunos em projetos e oficinas e, através do projeto de resgate e preservação de nossa memória, temos recebido grupos, escolas e visitantes nos nossos espaços", informa o secretário.

Os espaços a que se refere e que estão sob a responsabilidade da Secretaria são o Cine Teatro Pe. José Zanelli, Complexo Cultural, Centro do Artesanato, Museu Histórico e de Artes, Museu do Café, Escola de Ballet, Ceforma, Biblioteca Pública, Biblioteca Cidadã, além das esculturas públicas do Museu ao Ar Livre.

"Ibiporã caminha a passos largos para que, num futuro próximo, se consolide como referência em todos os seus aspectos. A cultura vem cumprindo o seu papel, que é potencializar os valores artísticos e despertar o orgulho por termos tantos diferenciais valorosos", enfatiza Dutra.

VISITANTES DE TODAS AS PARTES

Entre as visitas de grupos e gestores, a mais recente foi de Tamarana. Estiveram neste dia 15 de julho a secretária de Educação, Cultura e Esporte do Município, Rosilda Vanderlei Caetano, acompanhada das assessoras pedagógicas Maria Luiza Paz, Sandra de Melo Oliveira e Rosângela Matushita Morokawa, além do presidente do Conselho de Cultura, Guilherme Henrique Costa.

Tamarana tem um grande potencial turístico e vieram conhecer as experiências bem-sucedidas de Ibiporã na área artística e do turismo. "Enquanto organização e gestão na área da cultura temos muito pouca coisa, estamos começando, pois é mais uma Secretaria de Educação. Mas viemos ver modelos do que podemos implantar lá dentro das nossas características", disse Rosilda.

Outra visita nos últimos meses foi de artesãs da Associação Arteara e representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos de Arapongas, no dia 21 de maio. Estiveram Sandra Delgado e Soraia Ferla, da Arteara; a gerente da Secretaria de Cultura de Arapongas, Estela Junqueira; o coordenador do Museu Histórico, Gean Carlo Cereia; o coordenador do Mercado Municipal, Reinaldo Souza; e a coordenadora da Usina do Conhecimento, Silvia Comar.

Já no dia 26 de junho ocorreu a visita do deputado estadual Ênio Verri, de Maringá, que ficou maravilhado com as instalações da Secretaria e com os espaços turísticos, como o Museu do Café e o Centro do Artesanato.

No dia 7 de maio estiveram em Ibiporã a secretária de Cultura e Turismo de Rolândia, Margarida Hellbrugge, e dois produtores culturais do Município: Junior Romanini, gestor do Fundo Municipal de Cultura, e Alexandre Alves, do grupo folclórico alemão Rotkappen. Junior Romanini disse na ocasião: "Queremos nos servir de modelos, de estruturas que funcionam. E aqui vocês fazem um belo trabalho com o recurso que têm. Para nós, vocês são uma referência", afirmou.

Todas essas visitas são de lideranças que vêm a trabalho, não considerando aqui centenas de visitantes e turistas que vêm a Ibiporã para conhecer o Museu do Café (que é palco de sessões fotográficas e gravação de programas de TV) e outros espaços turísticos e históricos da cidade.