Cultura e Turismo

Publicado em: 22/07/2014 08:41

Escola de Dança de Ibiporã se apresentará pelo Circuito Cultural Sesi Regional

Escola de Dança de Ibiporã se apresentará pelo Circuito Cultural Sesi Regional Escola de Dança de Ibiporã se apresentará pelo Circuito Cultural Sesi Regional

A Escola Municipal de Ballet, um dos orgulhos de Ibiporã, mantida 100% pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural, está ficando cada vez mais conhecida.

Depois de faturar 21 prêmios em festivais pelo Paraná e interior de São Paulo, somente nos meses de maio e junho, a escola irá itinerar com um de seus espetáculos por quatro cidades do Norte do Estado, integrando o Circuito Cultural SESI Regional.

O grupo de 20 bailarinos irá apresentar o espetáculo "Dança que Dança" (composto pela suíte Dom Quixote e trechos de coreografia flamenca). As apresentações serão em Apucarana (no dia 8 de agosto), Rolândia (dia 28/8) e Bandeirantes (dia 29/8), sempre a partir das 19h30, e também em Santo Antonio da Platina (dia 19/8), às 20h. Os espetáculos são gratuitos em todas as cidades.

INVESTIMENTO

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, ressalta que essa projeção é resultado de um longo trabalho, iniciado em 1989, quando a Prefeitura decidiu criar a Escola Municipal de Ballet e é fruto do investimento permanente do poder público ao longo desses anos.

"Tivemos a revelação de grandes talentos e o governo municipal, na pessoa do prefeito José Maria e da vice Sandra, continuam investindo grandes recursos na nossa escola, que atende gratuitamente cerca de 150 alunos. Da mesma forma mantém os outros cursos e projetos que são oferecidos gratuitamente à nossa população pela Secretaria. São mais de 1.000 alunos que anualmente têm contato com a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a cerâmica e que conhecem e valorizam a nossa história por meio do trabalho que é desenvolvido nos nossos museus. Essa é uma forma de se democratizar o acesso à cultura para se formar cidadãos", salienta Dutra.

E é um trabalho raro no Paraná. A diretora da Escola de Ballet, Leila Assis, relata, com base nos festivais em que o grupo participa, que a escola de Ibiporã é a única de nível elevado mantida pelo poder público municipal, e ainda assim consegue desbancar muitas concorrentes, a maioria delas particulares.

PREMIAÇÕES

Entre os festivais recentes, destacam-se sete prêmios que a escola de Ibiporã ganhou em Paranavaí (de 4 a 7 de maio), outros sete em Loanda (dia 26 de junho) e mais sete no Festival de Dança de Presidente Prudente (29 e 30 de junho), com destaque individual para o aluno Eduardo Avila.

E após a "turnê" pelo Circuito Cultural do SESI, o grupo já aprontará as malas para representar o Município de Ibiporã no Festival de Dança do Mercosul, de 4 e 7 de setembro, em Puerto Iguazú, na Argentina.

Leia mais sobre a escola e veja fotos no site da Fundação Cultural: http://www.fcibipora.com.br/curso