Publicado em: 22/07/2014 14:48

Agentes de Endemias participam de capacitação no Município

Agentes de Endemias participam de capacitação no Município Agentes de Endemias participam de capacitação no Município

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o governo estadual, através da Escola de Saúde Púbica do Paraná (ESPP), iniciou nesta segunda-feira (21) o curso de "Formação do Agente de Combate às Endemias". A capacitação é inédita em Ibiporã e faz parte do projeto piloto do Paraná que abrange as Regionais de Saúde de Londrina e Apucarana. A ação é uma determinação do Ministério da Saúde pela portaria GM/SM 1007/2010.

O curso é destinado à formação dos agentes de endemias que já atuam ou estão ingressando na área de vigilância, prevenção e promoção de saúde em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e contará com 400 horas divididas em aulas teóricas e práticas, em três módulos que vão abordar temas relacionados às competências do profissional, organização do SUS, papel do setor de vigilância em saúde e integração do trabalho com os agentes.

De acordo com coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e instrutora do curso, Sebastiana Caetano Riechel, as aulas práticas também serão realizadas  no município. "Elas serão desempenhadas em lugares distintos  como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos locais de trabalho dos agentes, na comunidade e também nas vigilâncias: epidemiológica, sanitária e ambiental", explica ela.

Os 28 agentes de epidemia da cidade estão participando da capacitação que tem como objetivo qualificar esses profissionais e facilitar as ações deles no município. São eles quem orientam a população e vistoriam imóveis, depósitos, estabelecimentos comerciais e outros locais que possam oferecer risco à saúde da população. A administração municipal, preocupada com a saúde pública, já oferecia treinamento em serviço para os agentes.

"Com essa capacitação será possível expandir os conhecimentos e fortalecer o trabalho desenvolvido pelo município e como consequência mais promoção da saúde pública. O agente entenderá o processo da doença, as causas, estudará o território e a probabilidade de ter a doença no local. Esperamos que o  olhar do profissional seja ampliado", expõe a enfermeira da 17ª Regional de Saúde de Londrina e instrutora do curso, Elisabete Athayde.

O curso é gratuito e oferecerá, no final, certificado da ESPP, desde que o estudante tenha comparecido, no mínimo, a 75% das aulas. Todos os estudantes ganharam kit com apostila, caderno, régua, lápis, borracha caneta e bolsa.

Para que a população não seja atingida durante os seis meses de curso, todos os profissionais trabalharão de segunda à sexta-feira das 07:30 às 12:30 h. A partir das 14h os agentes entram em sala de aula.

Serviço:

Curso de Formação do Agente de Combate às Endemias.

Quando: De segunda à sexta-feira.

Horário: Das 14 às 17 horas.

Local: Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães.