Publicado em: 01/08/2014 16:22

VigiaSUS repassa R$96 mil para Ibiporã

VigiaSUS repassa R$96 mil para Ibiporã VigiaSUS repassa R$96 mil para Ibiporã

O município de Ibiporã foi parabenizado pelo Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, pelo bom uso e capacidade de execução do incentivo financeiro de R$96.639,52 proveniente do VigiaSUS-Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde no exercício de 2013. Segundo ofício encaminhado à secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, a Secretaria de Estado da Saúde/Regional de Saúde realizou o monitoramento da utilização dos recursos em abril e maio de 2014 e o município utilizou 100% dos recursos de custeio e 100% dos recursos de capital.

O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná. Previsto no Plano Estadual de Saúde 2012-2015, o programa se concretizou em 2013 com o repasse de incentivos de mais de R$ 47 milhões do Tesouro Estadual aos 399 municípios paranaenses. Destes, R$ 30 milhões poderiam ser utilizados pelas prefeituras nas áreas de combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações de promoção da saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Riechel, em 2013 o governo estadual destinou R$66.564.33 para as despesas de custeio e R$30.075,19 em recursos de capital. "A verba de custeio foi aplicada na capacitação de pessoal, serviços laboratoriais, confecção e reprodução de material educativo, informativo e técnico, divulgação de campanhas, insumos, kits de aplicação de veneno para combate à dengue, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros. A verba de capital foi para a compra de computadores, câmera fotográfica, GPS, refrigerador exclusivo para vacinas, datashow e microscópio", pontua.

Para o exercício de 2014, o VigiaSUS, através da Resolução SESA nº009/2014, repassará R$30 milhões.485.229,70 aos municípios paranaenses destinados a ações e serviços públicos de saúde. Ibiporã receberá o mesmo montante para custeio e capital das cinco áreas da Vigilância em Saúde (sanitária, epidemiológica, saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e promoção da saúde). "Este ano investiremos o recurso de capital para compra de um veículo que será utilizado no trabalho de combate à dengue", informou Sebastiana. A utilização dos valores é apresentada no relatório anual de gestão.

A coordenadora ressalta que o programa estadual descentraliza e fortalece as ações de Vigilância em Saúde. "Trata-se de um investimento importante e específico para a área, objetivando melhorar a investigação e o controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis, saneamento básico, o desenvolvimento profissional e as estruturas próprias da vigilância em saúde", explica.