Publicado em: 29/08/2014 15:41

Agosto Azul enfoca combate ao tabagismo

Agosto Azul enfoca combate ao tabagismo Agosto Azul enfoca combate ao tabagismo

O Agosto Azul é uma iniciativa do governo estadual, instituída pela Lei 19.099/2012, que visa à realização de ações que incentivem a prevenção e promoção da Saúde do Homem. O tema da campanha este ano é "Pare de Fumar e Viva Melhor". Em Ibiporã, a Administração Municipal incentiva os cidadãos a abandonarem o tabaco a partir de grupos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento gratuito.

Os dados em relação aos malefícios do fumo são de grandes proporções. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há no mundo, 1 bilhão e 500 mil fumantes, sendo que 48% de toda a  população masculina é tabagista. 4,9 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças relacionadas ao uso do tabaco - isso equivale a 10 mil mortes por dia.

"Para promover a qualidade de vida e dar um atendimento abrangente para as pessoas que querem parar de fumar, uma capacitação foi realizada com os profissionais de saúde para trabalharem com esses pacientes, entre eles: médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas, acupunturistas", esclarece a coordenadora municipal de programas de saúde, Rosângela Borges.

Criado em 2005, o Programa Municipal Antitabagismo utiliza materiais de orientação e tratamento, fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer e pelo Ministério da Saúde. Após as sessões, há um acompanhamento quinzenal durante dois meses e o paciente é observado ao longo de um ano.

Iniciar o tratamento e adotar mudança no estilo de vida com alimentação balanceada, exposição adequada ao sol, consumo de água, exercício físico e repouso, proporcionam resultados imediatos que podem ser sentidos no olfato, paladar, sistema respiratório e mais disposição na pratica esportiva.

A médio prazo, os pacientes que deixam de usar o tabaco diminuem em 50% o risco de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o controle da hipertensão arterial sistêmica é facilitado.

"Durante o tratamento os pacientes contam, além dos profissionais de saúde, com medicação caso seja necessário. Os medicamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explica Rosângela. "Entretanto, é importante ressaltar que não acaba com o vício. A medicação ajuda no período de abstinência, diminuindo a fissura e ansiedade", acrescenta.

Nesta sexta-feira (29)  écomemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a administração municipal convida a todos que querem deixar o hábito de fumar para participar dos grupos terapêuticos e melhorar a qualidade e mudar o estilo de vida.

Confira as UBSs que oferecem grupos terapêuticos de Tabagismo:

UBS da Vila Esperança - o grupo foi iniciado em 17 de julho e os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 10 às 11 horas. Interessados devem procurar o posto de saúde e fornecer dados pessoais para iniciarem as atividades no próximo grupo que será aberto em setembro. Mais informações: 3178-0334.

UBS do Serraia - o grupo dará inicio aos encontros no próximo dia 04 de setembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, na Capela da Igreja Católica do Bairro (Av. Souza Naves nº 1509). As pessoas que têm interesse e trabalham no horário, receberão atestado do período em que estiveram no grupo. Mais informações: 3178-0333.

UBS Central - as atividades do grupo serão iniciadas no próximo dia 03 de setembro, às 14 horas, na sala do fundo da Igreja Matriz, em frente a Praça Central de Ibiporã. Mais informações: 3178-0311.