Saúde

 

Publicado em: 25/08/2014 16:42

Campanha preventiva de câncer de mama e colo uterino supera expectativa


Whatsapp

 

Campanha preventiva de câncer de mama e colo uterino supera expectativa Campanha preventiva de câncer de mama e colo uterino supera expectativa

 

 

A campanha preventiva dos cânceres de colo de útero e  mama, realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou cerca de 80 profissionais entre eles, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem e agentes comunitários, no último sábado (23), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana de Ibiporã. A ação superou a meta inicial de realizar 500 atendimentos, e mais de 600 exames clínicos das mamas e de colo de útero foram feitos durante a campanha.

 

O objetivo da administração com a campanha é expandir as formas de prevenção junto à população e promover a saúde da mulher. "As mulheres na faixa preconizada pelo Ministério da Saúde (25 a 64 anos) aderiram à campanha. O resultado foi realmente muito bom", revela a coordenadora da Divisão de Saúde de Ibiporã, Rosângela Borges. "O 'postão' ficou até após as 17 horas, coletando os exames. Enquanto as mulheres foram chegando os atendimentos foram feitos", acrescenta.

 

De acordo com a coordenadora, em alguns exames clínicos foram diagnosticados nódulos nas mamas. "A detecção do nódulo não quer dizer que seja maligno. Por esse exame não é possível confirmar a doença. O próximo passo é fazer os exames de mamografia e ultrassonografia e passar pelo ginecologista da UBS que são atendidas, para confirmar ou não a patologia. Com o resultado em mãos o próprio médico fará os encaminhamentos necessários", esclarece Rosângela.

 

Conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados no Brasil, em 2014, 57.120 novos casos de câncer de mama e 15.590 de colo uterino. Porém, descoberto no início, as chances de cura do câncer de mama são altas, mais de 90%. As alterações das células do câncer de colo de útero são descobertas no exame preventivo (Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. "Esses dados só reiteram a extrema importância de as mulheres realizarem esses exames regularmente. O sucesso do tratamento do câncer está diretamente relacionado a isso porque através deles fazemos a prevenção e também conseguimos descobrir precocemente os casos", explica Rosângela.

 

Os exames e tratamento são feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mulher, previna-se!