Publicado em: 27/08/2014 11:41

Saúde apresenta Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco

Saúde apresenta Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco Saúde apresenta Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com o prefeito José Maria Ferreira, a secretária de Saúde Leilaine Furlaneto, o secretário de Tecnologia da Informação (TI), Junior Aliano, e o diretor de Saúde, Ilto de Souza, para apresentar o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco do Município de Ibiporã.

O objetivo é reorganizar o fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) bem como em parceria com o futuro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), oferecendo um atendimento mais ágil, unificado e padronizado. "Com a UPA entrando em funcionamento até o final do ano, exige-se que este fluxo de pacientes seja refinado. Por isso a necessidade de capacitar os profissionais, padronizar os protocolos de acolhimento, classificação e encaminhamento e fazer com que nossa rede atue 100% integrada", justifica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde/ESF, Leiliane de Jesus.

De acordo Leiliane, a equipe também sugeriu que seja realizada uma mobilização para que a população seja conscientizada sobre como utilizar os serviços de saúde. "As pessoas estão acostumadas a ter atendimento prioritário em qualquer situação. Contudo, o Protocolo de Manchester, respeitado no mundo todo, estabelece, através de uma escala de cores, as prioridades do mais emergente ao menos urgente. A UPA não será um "postão", mas uma unidade intermediária entre as UBS's e os hospitais, que atenderá prioritariamente as urgências e emergências médicas. Os casos de menor urgência serão encaminhados para atendimento nas UBSs", explica a coordenadora.

José Maria e Leilaine Furlaneto elogiaram o trabalho da equipe. "Em menos de um mês eles se mobilizaram para nos apresentar os protocolos. A organização da Rede de Atenção Básica evitará o retrabalho, gerando economia de tempo, além de propiciar um atendimento de mais qualidade à população", pontuaram.

Além destas iniciativas, outras ações estão sendo tomadas para humanizar e dar mais resolutibilidade aos atendimentos dos usuários do sistema, como estabelecimento de novas formas de abordagem, organização da rede, identificação da vulnerabilidade epidemiológica de cada região, informatização das UBSs com a substituição do prontuário de papel pelo eletrônico e estabelecimento de novas diretrizes nas cinco linhas de atenção priorizadas pelo governo estadual: gestante, idoso, criança, portadores de deficiência e urgência e emergência.