Publicado em: 01/09/2014 15:26

Administração Municipal adquire quase R$1 milhão em medicamentos

Administração Municipal adquire quase R$1 milhão em medicamentos Administração Municipal adquire quase R$1 milhão em medicamentos

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou recentemente a maior aquisição de medicamentos já feita para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na semana passada o prefeito José Maria Ferreira homologou o resultado da licitação, na modalidade pregão presencial, do tipo menor preço por item, no valor de quase R$1 milhão de reais, para compra de medicamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será inaugurada em breve, e os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) Adulto e Infantil.

Treze empresas venceram o certame. Ao todo, 180 itens foram licitados, como antihipertensivos, antidiabéticos, remédios para distúrbios psiquiátricos, doenças do sistema digestivo, analgésicos, antitérmicos, antinflamatórios e para uso oftalmológico.  Conforme edital 056/2014, os produtos devem ser entregues no prazo máximo de 15 dias, a contar do recebimento da requisição do material. A vigência do contrato será de 12 meses a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado nos casos previstos no artigo 57 da Lei de n º 8.666/93.

Segundo a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, o processo de compra de medicamentos no setor público é complexo e envolve um conjunto de exigências legais e administrativas que devem ser cumpridas. "Os produtos foram adquiridos conforme o perfil das doenças da população e das metas de ofertas dos serviços. Também houve a necessidade de licitar medicamentos utilizados para urgência e emergência, por conta da UPA", explica a secretária.

Além dos medicamentos, também foram adquiridos insumos. Recentemente a Administração Municipal conquistou junto ao governo estadual R$ 45 mil em móveis e equipamentos que serão usados na prestação de serviços da saúde. "A nossa administração tem dedicado atenção especial à saúde e este investimento de quase R$1 milhão em medicamentos é a prova de que temos nos preocupado em oportunizar o melhor atendimento à população. Nossa preocupação não é apenas construir, reformar e ampliar as unidades de saúde, mas dotá-las de infraestrutura, profissionais e medicamentos", enfatiza José Maria.