Publicado em: 05/09/2014 10:21

Vacina contra hepatite A já está disponível nas UBSs

Vacina contra hepatite A já está disponível nas UBSs Vacina contra hepatite A já está disponível nas UBSs

A rede municipal de Saúde conta com uma nova vacina permanente em seu calendário básico de imunização. Todas as crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a hepatite A em qualquer unidade básica de saúde (UBS) de Ibiporã. É necessário levar carteira de vacinação da criança. Com isso, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença, no país, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. "Apesar de ser considerada a mais benigna das hepatites, há ocasiões em que a doença pode levar à internação ou ao óbito. As crianças são mais suscetíveis à contaminação, pois o contágio é realizado pela via fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados", explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel.

De acordo com Sebastiana, Ibiporã não possui registro de casos de hepatite A, visto que a disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene e o município possui 100% de imóveis atendidos com água tratada encanada e 95,2% com completa rede de esgoto. Entre os sintomas da doença incluem-se febre, náusea, vômitos, urina escura, fezes esbranquiçadas e icterícia (pigmentação amarelada na epiderme e tecido conjuntivo dos olhos).

A meta em Ibiporã é imunizar 990 crianças nesta faixa etária.  Inicialmente, o município está recebendo 142 doses da vacina, o suficiente para dois meses. A vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação. A imunização pode ser aplicada concomitantemente com outras vacinas, não havendo qualquer risco.

Serviço:

Vacina gratuita contra a hepatite A

Público-alvo: crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias

Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Levar carteira de vacinação