Publicado em: 11/09/2014 12:36

Escola de Ballet: de Ibiporã para a Itália

Escola de Ballet: de Ibiporã para a Itália Escola de Ballet: de Ibiporã para a Itália

Mais uma conquista para Ibiporã, desta vez inesperada. O grupo da Escola de Ballet, mantida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, garantiu vaga para uma competição em Livorno, na Itália, em fevereiro de 2015.

A classificação veio com o título de melhor grupo no geral, no 20º Festival de Dança do Mercosul, realizado, no último fim de semana, em Puerto Iguazú, na Argentina, onde o grupo competiu com várias coreografias. Além do título geral da competição, obteve premiação em oito categorias. A equipe (22 alunos e três professores) viajou em ônibus da Prefeitura Municipal, que mantém essa escola pública de ballet desde a sua fundação, em 1989.

Os resultados garantiram a indicação para o Concurso Internacional "Livorno in Danza", no Teatro Carlo Goldoni, em Livorno, cidade próxima a Florença.

"Esse resultado deixou a gente bastante surpreso e temos que agora que agilizar a ida desses bailarinos à Itália, porque é importante e não podemos perder essa oportunidade. É um mérito da escola, da Secretaria de Cultura, um mérito do governo municipal, que investe muito na cultura, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

INVESTIMENTO

O prefeito José Maria Ferreira explica que o município investe muito na área "porque sabe o quanto estas práticas artísticas acrescentam na vida e na formação de caráter destas crianças e jovens".

A vice-prefeita Sandra Moya recebeu a notícia com alegria. Ela iniciou suas atividades artísticas com a dança e foi uma das responsáveis pela consolidação da Escola de Ballet e também quem abriu as portas para os alunos de Ibiporã na maior escola de dança do mundo, o Bolshoi. "Todas essas premiações só vêm confirmar o trabalho profissional que vem sendo realizado pela escola", declarou.

Leila Assis, coordenadora da Escola de Ballet e dos cursos da Fundação Cultural, também ficou surpresa com o 1º lugar na Argentina. "A gente contava com um bom resultado, mas nunca imaginava. Foi uma surpresa, pois havia lá tantos grupos, centenas de ônibus", relatou Leila. O festival reuniu grupos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela.

EMOÇÃO DOS ALUNOS

Os alunos também ficaram impressionados. "Foi nossa primeira viagem para fora do País e ficar em 1º num festival desses é uma alegria muito grande", disse Letícia Pieroti Moreira. Thais Casagrande diz que o grupo não esperava por isso "e muito menos ganhar essa vaga para a Itália". "Ainda tá difícil de acreditar. A expectativa agora é que a gente consiga recursos para ir à Itália", empolga-se.

Felipe Gabriel Lopes falou da alegria de ser de Ibiporã e que a escola "é um orgulho para a cidade, que está crescendo em cultura". "Essa conquista representa um pouco do que a nossa cidade investe na cultura", disse Felipe.

Para o professor Ivo Junior, que acompanhou o grupo, "é um orgulho ver o nível a que chegaram esses jovens". "Dentro do nosso País, onde é tão difícil trabalhar na área cultural, ainda mais com dança, poder representar a nossa cidade e a Fundação Cultural em um festival na Itália é uma satisfação imensa. Na carreira destes jovens isso é muito importante, porque poucos hoje no Brasil têm a oportunidade de pisar num palco europeu e eles estão tendo", comemorou.

CAMPANHA

O secretário de Cultura diz que agora, para essa ida à Itália "vamos iniciar uma a campanha junto à comunidade para que Ibiporã seja mesmo representada e que traga mais prêmios, pela capacidade e o profissionalismo que esses bailarinos demonstram", afirmou.

Julio lembra que quando outras cidades que vêm visitar Ibiporã "saem daqui maravilhados com o número de alunos que atendemos gratuitamente (mais de 1.000 em 13 cursos). E a Escola de Dança hoje é uma referência. Esperamos então agora esse apoio financeiro para que eles possam viajar à Itália", finalizou.

As coreografias premiadas da Escola de Ibiporã foram:

1º lugar - solo 'Princesa Florine', com Renata Pavanelli.

1º lugar - 'Pas de Trois', do 'Quebra-Nozes', com Kananda Camargo da Silva, Renata Pavanelli e Eduardo Ávila.

1º lugar - solo de 'Esmeralda' e 1ª bailarina do festival - aluna Kananda Silva

1º lugar - solo de 'Esmeralda', categoria professor com a profª Renata Doi