Publicado em: 23/09/2014 11:30

Rede Municipal de Saúde priorizará pronto atendimento na quinta-feira

Rede Municipal de Saúde priorizará pronto atendimento na quinta-feira Rede Municipal de Saúde priorizará pronto atendimento na quinta-feira

Na próxima quinta-feira (25) Santas Casas de Misericórdia e hospitais e entidades filantrópicas de todo o país realizarão uma paralisação, por 24 horas, dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos (já agendados). O atendimento de urgência e emergência será mantido. O objetivo é sensibilizar sociedade e governo sobre o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), principal responsável pela crise financeira no setor.

Dados da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) apontam que a cada R$ 100 gastos pelos hospitais, as instituições recebem apenas R$ 67. Juntas, as entidades filantrópicas do país têm um endividamento de R$15 bilhões.

Em ofício encaminhado à secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, o interventor do Hospital Cristo Rei de Ibiporã, Carlos Luis Oporto Castro, informou que a entidade aderirá à mobilização. Na quinta-feira será bloqueado todo o atendimento eletivo, além de ocorrer uma manifestação em frente à recepção central do hospital ao meio dia. Profissionais e colaboradores também estão sendo orientados a utilizarem roupas pretas em sinal de luto pela situação do setor. O Cristo Rei possui uma dívida superior a R$ 6 milhões e déficit mensal de R$ 100 mil.

Segundo a secretária de Saúde, por conta da paralisação, a rede municipal de saúde de Ibiporã priorizará o pronto atendimento neste dia, reduzindo o número de consultas eletivas. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão em horário normal - a Central das 7 às 22 horas, Vila Esperança e San Rafael, das 7 às 19 horas, Serraia, Pérola e Bom Pastor das 7 às 18 horas, e Taquara do Reino e John Kennedy, das 7h30 às 17 horas.

Administração Municipal apoia a causa

A Prefeitura Municipal de Ibiporã possui um contrato com a Associação da Santa Casa de Ibiporã para prestação de serviços complementares da Rede Básica de Saúde, e repassa R$253 mil mensalmente à instituição.

A Administração Municipal reconhece a difícil situação vivenciada pelas Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos e pede o apoio da população à causa. "Há 14 anos a tabela SUS não é revisada, e estas instituições são responsáveis por mais de 50% de todo o atendimento prestado pelo SUS. È necessário o envolvimento de todos, pois trata-se de uma luta pela saúde de todos os brasileiros, principalmente aqueles que dependem do SUS", defende Leilaine.

"As Santas Casas e hospitais filantrópicos realizam o atendimento de frente para a população que depende do SUS. Em função da falta de recursos para custeio, é importante que toda a comunidade, órgãos, instituições e conselhos se unam a esta mobilização para sensibilizar governos estadual e federal no sentido de reavaliar os investimentos em saúde pública no país, principalmente na saúde hospitalar. Muitos hospitais já fecharam as portas em função da crise financeira, precarizando o atendimento à população. Se nada for feito, a tendência é que a situação piore. Por isso, estaremos na quinta-feira em frente ao Cristo Rei apoiando o "Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos" e peço a participação dos ibiporaenses", convida José Maria.

"Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos"

Quando: 25 de setembro (quinta-feira)

Onde: Recepção Central do Hospital Cristo Rei (Av. dos Estudantes, 921)

Horário: meio dia