Publicado em: 01/10/2014 16:36

Odontologia intensifica ações educativas na Rede Municipal

Odontologia intensifica ações educativas na Rede Municipal Odontologia intensifica ações educativas na Rede Municipal

Em comemoração ao Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, o Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde intensificará as ações de promoção e educação em saúde bucal com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a responsável técnica do Setor de Odontologia, Patrícia Piazzalunga, profissionais da odontologia realizarão teatro de fantoches, palestras sobre a importância da escovação correta dos dentes e outras dicas para manter a saúde bucal, escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, aplicação de flúor e avaliação clínica para atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "O trabalho preventivo é fundamental para evitar a perda de dentes importantes nesta fase de nascimento da segunda dentição, além de evitar doenças e garantir o bem-estar da criança, transformando o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa. Por isso o trabalho é realizado de forma lúdica, dinâmica e interativa para facilitar o aprendizado das crianças e para que elas se tornem multiplicadoras das orientações sobre higiene e saúde bucal", pontua Patrícia.

A programação começa nesta quarta-feira (1/10) na Escola Municipal Profª Almerinda Felizetti do Nascimento, no Jardim Éden.  No dia 07 será a vez da Escola Municipal Rotary Club (Centro); dia 8 a ação será realizada na Profª Maria Inês Rodrigues de Mello (Conj. Miguel Antico) e no dia 22 as atividades encerram-se na Escola Municipal Profª Alice Roma Botti Schmitt (Jardim San Rafael).

A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, tem investido na prevenção, através de ações educativas e prestação de serviço odontológica dentro das escolas municipais. Atualmente, todas as 13 escolas e 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são atendidos pelo programa de educação em saúde bucal. A Escola Municipal Pref. Alberto Spiaci (Caic/Vila Esperança) , o Colégio Antônio Iglesias e a Escola Alice Roma contam com consultórios odontológicos. Além das atividades educativas, os alunos têm acesso a tratamento odontológico gratuito.