Publicado em: 13/10/2014 15:56

Prefeito autoriza licitação de nova UBS no Agenor Barduco

Prefeito autoriza licitação de nova UBS no Agenor Barduco Prefeito autoriza licitação de nova UBS no Agenor Barduco

A região sul de Ibiporã será contemplada com mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O prefeito José Maria Ferreira autorizou licitação para contratar empresa especializada para construção de uma unidade de saúde na Rua Ibrahim Prudente da Silva, no Conjunto Habitacional Agenor Barduco. O terreno, de 4 mil m², pertencente à Prefeitura Municipal de Ibiporã, localiza-se no entroncamento de todos os conjuntos habitacionais.

A Unidade Básica de Saúde La-Fontaine Corrêa da Costa (cidadão ibiporãense, tendo por muitos anos prestado  serviço no setor de saúde do município) abrangerá a população dos conjuntos Azaléia, Kaluana, Agenor Barduco, Pedro Morelli, Afonso Sarábia, José Richa 1 e 2, Miguel Petri, Jamil Sacca e Said Mustapha Issa, atendendo cerca de sete mil pessoas. "Devido a implantação de vários conjuntos habitacionais já entregues e outros em final de construção, a população da localidade aumentou consideravelmente e a estrutura da UBS da Vila Esperança, mesmo ampliada, não conseguirá absorver a demanda de atendimentos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde cadastrou junto ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) a proposta de construção de uma nova UBS", justifica o prefeito José Maria Ferreira. "O objetivo é prestar um serviço de saúde de qualidade e o mais próximo possível da população, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde", acrescenta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Com 466 m² de área construída, a UBS é de porte 2, e contará com salas de hidratação, sala de Agente Comunitário de Saúde (ACS), sala de coordenação, sala de espera, almoxarifado, farmácia, pré e pós consulta, CPD, sala de vacina, sala de nebulização, banheiros masculino e feminino e para cadeirantes e consultórios médico e odontológico, contemplando todas as exigências da Agência Nacional de Saúde (Anvisa). "A UBS terá uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e a da Vila Esperança também ganhará mais uma equipe de PSF. Nesta unidade também funcionarão todos os grupos de educação em saúde (hipertensão e diabetes, tabagismo, alongamento, acupuntura, caminhada, escuta e reflexão e gestante ("Oficina da Vida")", complementa a secretária.

A UBS está orçada em R$957.486,40, sendo os recursos provenientes do governo federal, via FNS (R$512 mil) e do próprio município (R$445.486,40). A construtora responsável pela obra terá um ano para concluí-la, a partir da assinatura do contrato. "O lançamento da pedra fundamental da UBS será em novembro, dentro das comemorações de aniversário de Ibiporã. Espero entregar esta unidade de saúde à população em novembro do próximo ano", revela José Maria.

Investimentos em Saúde

A administração do prefeito José Maria tem investido cada vez mais nesta importante área, a saúde. Procurando atender mais cidadãos com qualidade, cinco postos de saúde, o do Jardim Pérola, Serraia, Bom Pastor, Vila Esperança e o Centro de Saúde, estão sendo reformados e ampliados, além da conquista em 2012, do Jardim John Kennedy com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a conclusão da reforma e ampliação do posto de saúde do Jardim San Rafael, em 2013. Também foi construído na atual gestão a Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy.

Atualmente a cidade oferece 12 mil consultas por mês, sem contar os atendimentos realizados pelos enfermeiros, entretanto, com a finalização de todas as obras que estão em andamento e a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e das novas obras que serão iniciadas ainda este ano como a construção das UBSs da Taquara do Reino e do Conjunto Miguel Petri, o município oferecerá 15 mil consultas mensalmente.

Nos dois últimos anos foram investidos aproximadamente 30% da receita orçamentária exclusivamente na saúde. A preocupação da administração municipal com a saúde pública é constante e o investimento é maciço. A própria legislação preconiza que sejam destinados 15%, e a prefeitura investe o dobro deste montante.