Publicado em: 31/10/2014 13:03

Tour de jornalistas é recebido em Ibiporã para divulgar a Rota do Café

Tour de jornalistas é recebido em Ibiporã para divulgar a Rota do Café Tour de jornalistas é recebido em Ibiporã para divulgar a Rota do Café

O "Presstour" - viagem técnica de apresentação da Rota para a imprensa -, foi promovido pelo Sebrae Londrina, idealizador do roteiro. O grupo tinha 11 pessoas, representando jornais, revistas, sites e blogs especializados em viagens, turismo e cafeicultura, que vieram de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina.

De São Paulo: repórter Cíntia Cristina da Silva e o fotógrafo Roberto Seba (revista Azul Magazine); Fábio José Pastorello Duarte (Blog Viagens Cinematográficas).
Do Rio de Janeiro: Renata dos Santos Luppi ( Mala Inquieta); Carla Boechat (Blog Fui, Gostei, Contei - www.fuigosteicontei.com.br).
De Florianópolis: Tatiana Soares Dornelles (Blog Mundo Afora)
De Curitiba: Leticia Biccas Vasconcellos (Blog Giros por aí -www.girosporai.com.br)
De Marília: Repórter: Cibele de Fátima Martins (Diário de Marília)
De Assis: Dagmar Vieira Marciliano (Jornal Voz da Terra)
De Londrina: Antoniele Luciano (Gazeta do Povo e JL); Ana Paula Silva Nascimento Pasqualino (Folha de Londrina)

A programação iniciou em Ibiporã, com uma visita ao Museu do Café (antiga Estação Ferroviária), onde receberam explicações sobre o surgimento e evolução de Ibiporã, ligada ao café, sobre a obra "Cristo Libertador" do artista Henrique Aragão. Os visitantes fotografaram e conheceram os espaços internos e externos que carregam um grande valor cultural e histórico.

Logo após, foram para o Cine Teatro Padre José Zanelli, onde houve um coquetel, apresentação de vídeos, explanações sobre a rota e também assistiram ao espetáculo "Mussarela com Café" - que encena a chegada dos imigrantes para trabalhar nas lavouras cafeeiras - com alunos de teatro da Fundação Cultural de Ibiporã, além de números de ballet, com a Escola Municipal de Dança.

Os jornalistas e convidados foram recebidos pelo prefeito José Maria, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita Sandra Moya, o secretário municipal Julio Dutra e toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo. Acompanharam o grupo Sérgio Garcia Ozório, gestor da Rota do Café pelo Sebrae Londrina, e a consultora do Sebrae, Luciana Masson.

A ação teve o apoio da Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que é parceira da Rota do Café e tem atrativos, como o Museu do Café, o Circuito Cultural, Centro do Artesanato, as esculturas de Henrique de Aragão, a Casa de Artes e a Igreja Matriz.

A Rota do Café é um projeto de desenvolvimento do turismo regional do Sebrae Londrina, realizado em parceria com entidades e empreendedores privados. Após a passagem por Ibiporã, divulgadores seguiram para Londrina, Rolândia, Ribeirão Claro e Santa Mariana, passando até o dia 31/10 (sexta-feira) "pelos atrativos e ícones da Rota", informa Luciana Masson.