Cultura e Turismo

 

Publicado em: 26/03/2015 09:00

Revista destaca o turismo e o potencial de Ibiporã


Whatsapp

 

Revista destaca o turismo e o potencial de Ibiporã Revista destaca o turismo e o potencial de Ibiporã

 

A prestigiada revista Living, mantida pela incorporadora Vectra, de Londrina, que produz reportagens especiais sobre turismo, viagens, negócios, meio ambiente, memória e a história do Norte do Paraná, dedicou 7 páginas a uma matéria sobre o potencial turístico e a tradição de Ibiporã nas áreas da cultura, da infraestrutura urbana e do cuidado com a memória. O texto estampa a última edição da revista, de março de 2015.

 

Na abertura, uma fotografia de duas páginas da nossa Estação Ferroviária, que se transformou em Museu do Café em 2012, e é local cativo de visitação de turistas do País e do exterior. 

 

Depois, com o título "Respirando Cultura", o texto aborda a vocação cultural de Ibiporã, que já vem de várias décadas, apresenta o Circuito Cultural - outro atrativo da Rota do Café (com o Cine Teatro Pe. José Zanelli, a Igreja Matriz, as esculturas públicas de Henrique de Aragão e o Centro do Artesanato).

 

Enfatiza também o investimento que o Governo Municipal e a Secretaria de Cultura e Turismo vêm fazendo em projetos de recuperação e preservação da memória local, como "Nossa Gente, Nossa História", "Contos e Causos", o Compêndio Histórico de Ibiporã, a recuperação do patrimônio físico - restauração e reforma total dos prédios do Museu do Café e do Museu Histórico - além da preservação da memória das comunidades, por meio do projeto "Circuito das Capelas".

 

"É uma alegria ver um projeto que fiz com tanto carinho (a restauração da Estação e do seu entorno) estampado na revista, acompanhado de textos que valorizam tanto o trabalho cultural desenvolvido pelo nosso Município", disse o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

 

Na sequência a matéria apresenta o SAMAE, um dos "orgulhos de Ibiporã", e finaliza com relatos de famílias pioneiras, enfocando a família Moya. Vale a pena conferir.