Cultura e Turismo

Publicado em: 27/03/2015 10:46

Ibiporã promoverá 3º Encontro de Dança, de 8 a 10 de maio

Ibiporã promoverá 3º Encontro de Dança, de 8 a 10 de maio Ibiporã promoverá 3º Encontro de Dança, de 8 a 10 de maio

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as escolas e grupos de dança da região, aperfeiçoar técnicas e oportunizar a apresentação dos espetáculos produzidos, o Governo Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã promovem, de 8 a 10 de maio de 2015, o 3º Encontro Regional de Dança.

O evento está crescendo ano a ano e terá nesta edição a participação especial da Cia. de Dança Jair Moraes, de Curitiba, que fará o espetáculo de abertura - "Corpo em Movimentos", no dia 8, às 20h, no Cine Teatro Municipal Pe. José Zanelli -, ministrará cursos nos outros dias e comporá o corpo de jurados das apresentações dos grupos.

HISTÓRICO DE FESTIVAIS

"Ibiporã já sediou Festivais de Dança e realizou vários encontros. Com isso, há um grande movimento na área e uma troca salutar de grupos e companhias participantes", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra. A cidade já recebeu o Ballet Guaíra, a Cia. Cisne Negro, o Teatro Bolshoi e até uma companhia da França que esteve em um destes eventos relacionados à dança, lembra Dutra.

"Essa é uma forma de movimentarmos também o nosso espaço, que é motivo de orgulho para nossos bailarinos e também projeta ainda mais o nosso município por meio desses movimentos artísticos. O encontro será com certeza um sucesso, pelo profissionalismo e empenho de toda a equipe que sempre responde às ações propostas", adiantou o secretário.

TODOS OS ESTILOS

Todas as apresentações e oficinas serão no Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 - Centro). O encontro é aberto a grupos e escolas da região e a diferentes estilos de dança (as inscrições estão abertas). "Já recebemos ballet clássico, dança de rua, dança sacra, contemporânea", comenta a coordenadora da Escola de Ballet de Ibiporã, Leila Assis.

Nos dias 9 e 10 (sábado e domingo) além dos cursos, haverá apresentações dos grupos inscritos, que concorrerão aos prêmios de melhor grupo e melhor bailarino e bailarina.

No 1º encontro (em 2012) o Auditório Pioneiros, da Secretaria de Educação de Ibiporã, ficou pequeno para a quantidade de interessados. No 2º, foi necessária toda a estrutura do Cine Teatro e vieram cinco grupos de Londrina, três de Ibiporã - a Escola Municipal de Dança, o Espaço Vida e um grupo de street dance - além de escolas de Rolândia, Apucarana, Cambé e Cornélio Procópio.

SERVIÇO:

3º Encontro de Dança de Ibiporã