Cultura e Turismo

Publicado em: 22/04/2015 08:24

Nova oportunidade para os jovens de Ibiporã

Nova oportunidade para os jovens de Ibiporã Nova oportunidade para os jovens de Ibiporã

No próximo sábado, dia 25 de abril, às 10h e às 13h, o Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli receberá dois grupos de pais e alunos das escolas estaduais de Ibiporã para a apresentação do projeto "Paraná Capaz", que irá oferecer aos jovens da cidade oportunidade de estágio e aprendizado nas empresas. A ação é uma parceria da ACEIBI com o Instituto CDI, através do Núcleo Regional de Educação de Londrina, e tem o apoio da Fundação Cultural de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Paraná Capaz é parte do programa nacional "Aprendiz Legal", da Fundação Roberto Marinho. Funciona da seguinte forma: com a anuência da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, o Instituto Gerar, por meio de outros institutos que atuarão em cada região, visita as escolas estaduais e pede que cada uma delas indique os 10 alunos mais participativos de cada sala de aula, para participarem do programa.

Durante esta semana, o coordenador do Instituto CDI, Marcelo Quelho, está visitando todas as escolas estaduais de Ibiporã, até o dia 24 de abril, explicando e mostrando a importância do projeto, voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Em cada escola, ele reúne entre 150 e 300 dos alunos selecionados. No sábado, o programa será apresentado aos pais ou responsáveis.

A palestra no sábado (24) é gratuita com o tema "Conscientização da importância da capacitação profissional na adolescência". O programa, baseado na Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), visa contribuir para a formação de jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o Ensino Médio, dando oportunidade de inclusão social, com vistas ao primeiro emprego e abrindo portas para futuras oportunidades.

Cursos oferecidos:

Auxiliar de alimentação: preparo e serviços

Auxiliar de produção industrial

Comércio e varejo

Conservação, limpeza e sustentabilidade ambiental

Cooperativismo

Gestão pública