Cultura e Turismo

Publicado em: 12/06/2015 09:33

Visitas aos atrativos turísticos de Ibiporã

Visitas aos atrativos turísticos de Ibiporã Visitas aos atrativos turísticos de Ibiporã

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã recebeu essa semana dois grupos que vieram conhecer os atrativos turísticos do município. Na terça-feira (dia 9) estiveram dois representantes de agências, Gilberto, da Aniyami Turismo, de Natal (RN), e Ricardo Valente, da Bella Vista Turismo, de Londrina.

Eles vieram observar os locais de visitação (Museu do Café, Igreja Matriz, Circuito Cultural, Centro do Artesanato e espaços rurais) para indicar a clientes interessados em conhecer a Rota do Café do Norte do Paraná, da qual Ibiporã faz parte desde 2010. Vieram acompanhados da consultora do Sebrae-Londrina e da Rota do Café, Luciana Masson.

GRUPO DE CAMBIRA (PR)

E nesta quinta-feira (dia 11), vieram 12 produtoras rurais de Cambira (PR), que estão se capacitando para implantação do turismo rural em suas propriedades. Ficaram o dia todo em Ibiporã, acompanhadas pela instrutora de turismo Devanilde Alves Arias, consultora do SENAR-PR em Ibiporã, e pela agrônoma da Emater, Joana D'Arc Teixeira de Faria.

Começaram a visita pelo Museu do Café (antiga Estação Ferroviária, que foi restaurada nesta gestão municipal), onde assistiram a vídeos e conheceram ali todos os espaços do Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã.

Tomaram um café da manhã na Chácara Itu, de Elisabety Brassaroto, com vivência e turismo pedagógico na horta. Retornaram ao centro da cidade, onde visitaram o Centro do Artesanato, assistiram à peça de teatro "Café com Mussarela", da Fundação Cultural de Ibiporã, conheceram os projetos da Secretaria de Cultura de Ibiporã, o Cine Teatro, o Museu de Esculturas de Henrique de Aragão e visitaram a Igreja Matriz.

TURISMO RURAL

O almoço foi na Chácara Xororó (que também é um dos atrativos da Rota do Café, às margens do Rio Tibagi), onde foram recebidas pela proprietária Zeila Manchini. Em todos os espaços as mulheres recebiam orientações e dicas de como explorar de forma eficaz o turismo rural. "A maioria delas fez o curso Mulher Atual, do SENAR, e querem se organizar", informou Devanilde.

Depois o grupo se dirigiu para a Água dos Cágados (com trilha ecológica e café rural no Recanto da Roça, das famílias Milani e Bulter) e encerraram a visita na Praça Pio XII, aproveitando a Festa Junina Municipal, que prossegue até o próximo domingo, dia 14/6.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, agradece a todos os funcionários da Secretaria e parceiros, pela recepção aos visitantes, e destaca que têm aumentado a cada mês os grupos de fora que vêm conhecer Ibiporã.

FOTOS DAS VISITAS (ANEXO):

Veja todas no nosso Facebook:

Conheça o Turismo em Ibiporã - ASSISTA AO VÍDEO