Publicado em: 15/07/2015 16:21

Lançamento do DVD “Contos e Causos” Vol. 6 no próximo dia 31 de julho

Lançamento do DVD “Contos e Causos” Vol. 6 no próximo dia 31 de julho  Lançamento do DVD “Contos e Causos” Vol. 6 no próximo dia 31 de julho

Será lançado no próximo dia 31 de julho (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Municipal Padre Zanelli, em Ibiporã, o 6º DVD-Book da série Contos e Causos: História Viva de Ibiporã. A produção é do Museu Histórico e Artes de Ibiporã (MHAI), órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. OContos e Causos é um projeto do Governo Municipal de Ibiporã, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã, com o apoio do IPHAN e da SETI-PR.

Já foram lançados os volumes I a V do projeto e agora é a vez do Volume VI, que traz novos pioneiros contando as suas histórias, aventuras e causos em Ibiporã. Esta edição traz ainda um filme inédito da Ibiporã dos anos 50 - produzido em preto e branco, em 1959 - que fará o público literalmente voltar no tempo.

Cada volume do projeto traz um filme de aproximadamente 55 minutos de duração, que é exibido na tela do nosso cinema, além de um livro-álbum fotográfico com 104 páginas.

O evento terá entrada franca. Será uma agradável sessão de cinema com pipoca, imagens marcantes e lembranças de um tempo que ficou gravado na memória desses homens e mulheres que ajudaram a construir Ibiporã.

Contos e Causos tem oito volumes finalizados, com cerca de 160 pioneiros (ou seus familiares) entrevistados, belas imagens e depoimentos que nos transmitem a sabedoria desses arquivos vivos. É um trabalho envolvente, "que aguça a emoção não só de quem é entrevistado, mas também de quem escuta os relatos", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo e idealizador do projeto, Julio Dutra.

"Através dos depoimentos, contos e causos, trazemos para o público assuntos que antes faziam parte do repertório de lembranças de um número limitados de pessoas ou até mesmo somente daquela pessoa. É como se fôssemos tecendo uma colcha de retalhos que, ao final, se transforma em algo único e valioso", acrescenta.

Traga seus familiares e venha curtir essa agradável sessão de cinema e memórias !

Os pioneiros que participam neste Volume VI são:

Amara Cândida de Jesus Silva

Anna de Assis Camatari