Cultura e Turismo

Publicado em: 10/08/2015 09:07

Exposição de vasos ornamentais dos alunos de cerâmica

Exposição de vasos ornamentais dos alunos de cerâmica Exposição de vasos ornamentais dos alunos de cerâmica

Os trabalhos do 1º semestre dos alunos do Curso de Cerâmica da Fundação Cultural de Ibiporã podem ser conferidos até o final do mês, no saguão do Cine Teatro Padre José Zanelli. O curso é gratuito e oferecido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural.

O secretário municipal de Cultura, Julio Dutra, informa que o curso de cerâmica foi retomado em 2005 e nesta administração também foi adquirido um forno para queima das peças dos alunos "que então conseguem entender todo o processo da execução das obras".

A intenção do atelier livre de cerâmica, diz ele, é também "descobrir e incentivar talentos" para a prática da cerâmica, seja ela artística ou para produções artesanais. "Já estamos, nas oficinas, criando peças que identificam Ibiporã e também a Rota do Café. São peças iconográficas com o tema café. A cerâmica também é tida como uma terapia que envolve concentração, técnica e criação. Os resultados estão sendo muito satisfatórios", afirma.

O tema da exposição no saguão é "Vasos Ornamentais". A professora é Maria Aparecida dos Santos (Cida) e o curso tem aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.

PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO

"O conteúdo abordado nesse período foi a cerâmica, as técnicas de modelagem, arcordoamento (ou rolinho) e placas. O vaso ornamental é uma peça com finalidade de decoração, com várias formas. Pode ser utilizado para quartos, salas, recepções de hotéis, escolas ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas, varandas e jardins. Cumpre uma função ornamental, servindo também para armazenar flores", explica Cida.

A produção teve o emprego de imagens e referências pela internet, em busca de formas diferenciadas, como uma ferramenta metodológica. É uma maneira de apresentar aos alunos referências para as modelagens. A percepção multissensorial com a modelagem é uma das diferentes formas que estão diretamente relacionadas ao sentido tátil.

"Após a apresentação das técnicas partimos para a produção, secagem, acabamento e queima, finalizando com essa exposição, que tem o objetivo de verificar se de fato o conteúdo transmitido foi satisfatório", diz Cida. Ela agradece a todos os alunos e entidades: o CAPS Infantil e Adulto, a Escola de Formação e Cidadania da APMIF, o Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e os demais participantes.