Cultura e Turismo

Publicado em: 31/08/2015 16:00

Missa de 7º Dia de Henrique de Aragão será nesta segunda-feira (31)

Missa de 7º Dia de Henrique de Aragão será nesta segunda-feira (31) Missa de 7º Dia de Henrique de Aragão será nesta segunda-feira (31)

Acontece hoje (segunda-feira), dia 31 de agosto, às 19 horas, na Igreja Matriz de Ibiporã, a Missa de 7º Dia do artista plástico Henrique de Aragão, que faleceu no último dia 25. Todos estão convidados!

ÁLBUNS URBANOS - Lembrando que foi montada hoje, em sua homenagem, e ficará em exposição no pátio da Fundação Cultural de Ibiporã, ao lado do Cine Teatro, uma mostra do projeto Álbuns Urbanos, com fotografias que mostram um pouco da vida e obra de Aragão e o seu trabalho na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, em Ibiporã. O projeto é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

CONTOS E CAUSOS - Parte da sua história também foi registrada em entrevistas concedidas por Aragão ao projeto "Contos e Causos - História Viva de Ibiporã", desenvolvido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Henrique foi um dos entrevistados do DVD Book Vol. III, que conta parte da história da cultura em Ibiporã, desde os seus primórdios, com o padre José Zanelli, passando pela Casa de Artes, o Cine Teatro Pe. José Zanelli, construído em 1988, e todo o trabalho desenvolvido até hoje na área pelo Município. O DVD-Book pode ser adquirido na Fundação Cultural de Ibiporã.

>>> Confira a matéria sobre Henrique de Aragão

Morreu na tarde desta terça-feira (25), em Ibiporã, o artista plástico Henrique de Aragão. O artista tinha 84 anos e vinha lutando contra um câncer. O corpo do grande artista sacro está sendo velado no Cine Teatro Padre José Zanelli. Às 16 horas, haverá missa em sua homenagem na Igreja Matriz. O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Municipal São Lucas.

Reconhecido internacionalmente, Henrique de Aragão era natural de Campina Grande, Paraíba, mas escolheu Ibiporã há 48 anos para se dedicar à sua arte. Escultor, pintor, desenhista, diretor teatral, teatrólogo, poeta e animador cultural, Aragão é autor de centenas de obras que estão espalhadas por igrejas e espaços públicos do Norte do Paraná, como o "Monumento ao Passageiro", na rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, próximo à Rodoviária de Londrina, o "Monumento ao Desbravador", na Praça Sete de Setembro, em Maringá, a pintura da Via Sacra na Catedral de Apucarana, além de várias obras espalhadas por Ibiporã, como Memorial do Cinquentenário, as obras da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, a escultura do "Cristo Libertador", no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Ferroviária) e o "Museu de Esculturas ao Ar Livre", criado em 1989 pela Prefeitura Municipal e que se tornou um roteiro de visitação para turistas e artistas que vêm a Ibiporã conhecer de perto a arte do paraibano.

Suas obras foram doadas para a Fundação Henrique de Aragão, que tem como função a preservação da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde se dedicou nos últimos anos. O artista plástico também fomentou o desenvolvimento de outras expressões artísticas em Ibiporã, incentivando a criação da escola de ballet, além de ter fundado e dirigido o primeiro grupo de teatro, da Casa de Artes, o  grupo “Célula”, base para a formação de atores, diretores, produtores e autores teatrais que ampliaram suas carreiras para outras cidades e Estados, além de ter orientado numerosos artistas plásticos, desenhistas e arquitetos renomados.

Seu valor

A administração municipal lamenta profundamente a morte deste grande artista e estimado ser humano, que adotou Ibiporã para dar continuada à sua arte e levar o nome do município a todo o mundo. "A vida do Henrique foi de uma grandeza que só o tempo poderá bem caracterizar. Para o mundo das artes, é uma perda irreparável diante de sua capacidade de criar e de envolver o próximo com as suas obras", declarou o prefeito José Maria Ferreira.

"O Henrique representa todo esse movimento que hoje vemos na área artística em Ibiporã. Se existe hoje aqui um teatro municipal é porque houve um movimento no qual, um dos idealizadores e quem promoveu a arte desde a década de 1960 foi o Henrique [quando se mudou para cá]. Então, quem passou pela Casa de Artes e Ofícios [Paulo VI], que foram prefeitos, vice-prefeitos, médicos, vários profissionais, artistas e vereadores, todos viram essa oportunidade de a cultura em Ibiporã crescer, em espaços físicos, em atividades. E é por isso temos essa Ibiporã onde a arte é destaque", enfatiza o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

Henrique de Aragão: breve biografia

Joaquim Henrique de Aragão nasceu em Campina Grande (PB) dia 1º de agosto de 1931. Tinha, portanto, 84 anos. Reconhecido internacionalmente, Henrique residia em Ibiporã há 48 anos, tendo aqui chegado em 1967, após receber do então prefeito Ciro Ibirá de Barros (gestão 1963-1969) "um barracão" para desenvolver suas atividades e disseminar a cultura entre os jovens.

O barracão é hoje a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde Henrique mantinha o seu ateliê de trabalho (pintura, escultura, teatro, dança) e onde residia desde que chegou. No mesmo espaço existe também uma galeria de arte com dezenas de suas obras e que desperta a atenção dos visitantes de vários cantos do Brasil e do exterior. A casa fica ao lado da Fundação Cultural de Ibiporã, na Rua 1º de Maio, 224.

Aragão escolheu Ibiporã para viver "porque encontrou aqui solo fértil para desenvolver o seu trabalho", afirmou o ex-prefeito de Ibiporã, Daniel Pelisson, cuja família acolheu o artista por dois anos antes de sua mudança definitiva para a Casa de Artes, em 1967.

Em entrevista à equipe da Fundação Cultural de Ibiporã, Aragão comentou que em termos de tamanho, sua maior obra em aço inox é o monumento "O Passageiro", situado na rotatória do Terminal Rodoviário de Londrina, confeccionado em 1987 em comemoração aos 55 anos da Viação Garcia.