Cultura e Turismo

Publicado em: 11/09/2015 11:54

Escola Municipal de Ballet é destaque no Festival do Mercosul, na Argentina

Escola Municipal de Ballet é destaque no Festival do Mercosul, na Argentina Escola Municipal de Ballet é destaque no Festival do Mercosul, na Argentina

O Festival de Dança do Mercosul, um dos mais tradicionais do continente, realizado de 3 a 6 de setembro em Puerto Iguazú, na Argentina, teve, assim como no ano passado, uma participação destacada da Escola Municipal de Dança de Ibiporã, da Fundação Cultural.

Participaram 21 alunos e os professores Ivo Junior, Milena Affonso e a coordenadora de ballet, Leila de Assis. Foram apresentadas 20 coreografias, 12 solos, 1 pas de deux (dupla), 4 trios e 3 conjuntos.

O Município disponibiliza para a Escola de Dança uma estrutura que poucas cidades no Brasil oferecem dentro do poder público. Com salas de aulas amplas e climatizadas, livre acesso ao palco do Cine Teatro Padre José Zanelli para montagens de coreografias, ensaios e apresentações, e aprimorando os investimentos na manutenção e administração.

A coordenadora acrescenta que a escola dispõe de professores capacitados que realizam este trabalho e investem em cada aluno. Sobre as conquistas, Leila afirmou: "É uma sensação de dever cumprido. Este resultado mostra que o nosso trabalho não está sendo em vão". Além das premiações, o grupo conseguiu classificação para dois festivais fora do Brasil (em Los Angeles e Buenos Aires), que acontecerão em 2016 e 2017. "Vamos realizar promoções e lutar para podermos participar."

O secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, parabenizou o grupo. "É com muita alegria que recebemos o resultado das classificações, pois vem como resposta a tantos investimentos e cuidado com a área dentro da nossa Secretaria de Cultura. Através da arte, estamos projetando mais e mais o nosso município de uma forma salutar e que nos é motivo de muito orgulho."

O grupo trouxe para Ibiporã 28 premiações:

Dia 03/09

1º Lugar solo infanto juvenil - Pássaro Azul - Geovana Melhado
1º Lugar solo juvenil - Satanella - Kananda Emanuelle
1º Lugar trio avançado - Pas de trois de Odaliscas - Kemilyn Tauane, Leticia Pierote e Thais Casagrande
2º Lugar solo infanto juvenil - Cupido - Maria Eduarda Leiva
2º Lugar grupo infanto juvenil - Baile da meia noite
2º Lugar trio juvenil - Pas de trois de Paquita - Leandro Braz, Kananda Emanuelle e Stephany Rodrigues
2º Lugar duo juvenil - Águas Primaveris - Kananda Emanuelle e Leandro Braz
2º Lugar trio juvenil avançado - La Bayadere - Thais Casagrande, Maria Eduarda Leiva e Maria Eduarda Leal
2º Lugar solo juvenil avançado - Paquita - Leandro Braz
2º Lugar solo juvenil avançado - Carmem - Leticia Pierote
3º Lugar solo juvenil - Pas de Classique - Stephany Rodrigues
3º Lugar solo juvenil avançado - Ganzatti - Thais Casagrande
Classificados para Los Angeles:
Solo Pássaro Azul - Geovana Melhado
Solo Satanella - Kananda Emanuelle
Pas de trois de Odaliscas - Kemilyn Tauane, Leticia Pierote e Thais Casagrande

Classificados para o Festival de Buenos Aires:

Solo Pássaro Azul - Geovana Melhado
Solo Satanella - Kananda Emanuelle
Pas de trois de Paquita - Leandro Braz, Kananda Emanuelle e Stephany Rodrigues
Solo Pas de Classique - Stephany Rodrigues

Dia 04/09

1º Lugar Trio Infanto Juvenil - Ciranda - Geovana Melhado, Maria Eduarda Leal e Maria Eduarda Leiva
1º Lugar Grupo Juvenil Avançado - Desafio Flamenco Conjunto juvenil avançado
2º Lugar solo livre Infanto Juvenil - Stars - Maria Eduarda Leal
2º Lugar grupo Juvenil Avançado - Motiró Conjunto juvenil avançado

Todos se classificaram para os festivais de Los Angeles e Buenos Aires.