Saúde

 

Publicado em: 13/11/2015 17:01

Ibiporã recebe certificação do Prêmio Paraná Sorridente


Whatsapp

 

Ibiporã recebe certificação do Prêmio Paraná Sorridente Ibiporã recebe certificação do Prêmio Paraná Sorridente

 

Como parte das comemorações pelos 68 anos de emancipação política de Ibiporã, ocorreu na manhã desta quinta-feira (12) a entrega simbólica do 6º Prêmio Paraná Sorridente. O prêmio, concedido pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, Divisão de Saúde Bucal (DVASB) e os Conselhos Municipais de Saúde (COSEMS), reconhece os municípios exemplos de gestão em saúde bucal.

 

O prefeito José Maria Ferreira recebeu a certificação das mãos do presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), Roberto da Veiga Cavali, e do conselheiro do CRO-PR, Claudenir Rossato. Prestigiaram a cerimônia a vice-prefeita Sandra Moya, a presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado do Paraná, Cesar Seleme, a conselheira do CRO-PR, Gilse Czluniak, secretários municipais, diretores e equipe de Odontologia da secretaria municipal de Saúde.

 

Ibiporã concorreu na categoria de municípios com até 50 mil habitantes. Inscreveram-se projetos das cidades de Campo Magro, Arapoti, Sengés, Vera Cruz do Oeste, Figueira e Porto Vitória. A avaliação seguiu vários critérios, tais como: financiamento em saúde; controle social; política municipal de saúde bucal; assistência odontológica básica; assistência odontológica especializada; promoção de saúde bucal; vigilância em saúde bucal; desprecarização; remuneração e educação permanente.

 

Ao conquistar o primeiro lugar na competição estadual, Ibiporã foi indicada ao Prêmio Brasil Sorridente, levando também o primeiro lugar na 10ª edição do prêmio nacional (categoria até 50 mil habitantes), promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde. A premiação contou com 210 municípios participantes de 20 estados e do Distrito Federal.

 

Por causa da conquista, o município receberá consultório odontológico e kits de higiene bucal, com escova de dente, creme e fio dental que serão destinados as escolas e centros municipais de educação infantil. O objetivo da premiação é incentivar as ações de saúde bucal direcionadas a população.

 

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, ressaltou que o fato de Ibiporã receber o primeiro do "Paraná Sorridente" em 2009, 2015 e o segundo lugar em 2010 e 2012 indica que a administração está no caminho certo na gestão e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. "A premiação é resultado de um esforço coletivo e que foi realizado com a participação direta e indireta de várias pessoas e instituições. Algumas ações da Administração Municipal foram determinantes para tal reconhecimento, tais como a reforma e ampliação de todas as UBSs e, consequentemente, os consultórios odontológicos. Não apenas a estrutura física, o governo municipal está preocupado também com o atendimento dos pacientes e capacitação dos profissionais", pontuou Leilaine.

 

O presidente do CRO-PR enfatizou o compromisso dos profissionais da Odonto e do governo municipal em melhorar a qualidade de vida da população. "Não existe saúde se a boca não estiver saudável. Ibiporã atingiu este reconhecimento estadual e nacional devido ao empenho, dedicação e responsabilidade dos técnicos e do gestor público, que reconhece a importância de investir na saúde bucal dos munícipes. O grande prêmio quem recebe é a população. Parabéns, Ibiporã, por realizar um trabalho que dignifica a odontologia", comentou Cavali.

 

Parabenizando os profissionais, o prefeito José Maria e a vice Sandra Moya destacaram que receber este prêmio durante as comemorações de aniversário do município é "o coroamento de um trabalho sério e dedicado de nossa equipe, somados ao profissionalismo dos nossos servidores da Odonto. Ibiporã vem fazendo história na saúde de nosso Estado",comemoraram os gestores municipais.

 

Atualmente Ibiporã conta com 65 profissionais, divididos em 11 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que cuidam da saúde bucal da população.

 

 

 


Imagens