Publicado em: 17/11/2015 11:43

Centro de Saúde é reinaugurado pela Administração Municipal

Centro de Saúde é reinaugurado pela Administração Municipal Centro de Saúde é reinaugurado pela Administração Municipal

Preocupada em oferecer um atendimento cada vez mais digno e completo ao cidadão, a atual administração de Ibiporã tem aumentando a cada ano os investimentos em saúde e ampliado a oferta de serviços à população. Mais uma conquista nesta área foi celebrada no último sábado (14), com a reinauguração do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin, que foi totalmente reformado e ampliado, por determinação do prefeito José Maria Ferreira.

A   nova unidade de saúde recebeu investimentos de R$1.712,173,96, sendo R$1.109.866,66 do Governo Federal e contrapartida municipal de R$602,307,30. O novo prédio do Centro de Saúde conta com 1.210,38 m² de área construída divididos em consultórios para as especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia, além de farmácia, salas de pré e pós consulta, vacina, exames, expurgo, estabilização, curativo, Espaço Saúde, entre outros ambientes.

Segundo o prefeito José Maria, a entrega do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin é um marco para a saúde de Ibiporã. "Uma unidade de saúde dotada de espaços adequados com acessibilidade, iluminação, ventilação e conforto para toda a equipe de profissionais e usuários", pontua o prefeito. "Essa reinauguração é a demonstração de maior compromisso da nossa administração com a saúde da nossa cidade e responsabilidade com o dinheiro público", acrescenta José Maria.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, os serviços ofertados pela unidade de saúde de Ibiporã se posicionam à frente da saúde pública oferecida no estado. "Disponibilizamos serviços de qualidade como, por exemplo, fisioterapia, fonoaudiologia e oftalmologia. São os bons serviços e os investimentos realizados na saúde que colocaram o nosso município entre as 20 melhores gestões de saúde pública do país. Prêmio este atribuído pela Fundação Osvaldo Cruz, em 2015", revela o prefeito.

Conforme a vice-prefeita Sandra Moya, a reinauguração desta unidade de saúde assegura o comprometimento da administração municipal com a população. "As metas traçadas pela nossa administração têm sido alcançadas. É uma satisfação muito grande ver que os esforços que temos feito para atender e beneficiar a população estão sendo realizados. É por este comprometimento com a cidade que grande parte dos nossos pleitos são atendidos pelo Governo Federal e Estadual", garantiu ela. "Agradeço ao empenho dos servidores e a paciência dos nossos munícipes durante o período das atividades no espaço provisório. A gestão José Maria e Sandra Moya tem olhado com um olhar muito especial para a saúde e celebrar momentos como esse, vendo o comprometimento da equipe e o envolvimento da população é sempre muito prazeroso", complementa a vice-prefeita.

De acordo com a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, fazer parte deste momento da história e Ibiporã é duplamente satisfatório. "Estou realizada duas vezes, uma enquanto secretária e a outra como servidora de carreira, pois tudo o que sempre sonhamos para a saúde de Ibiporã  o prefeito José Maria conseguiu instalar aqui neste prédio", festejou ela. "Com certeza, com mais esta unidade de saúde entregue a nossa população a saúde de Ibiporã ganha uma face mais bonita, uma face que se importa com cada cidadão, pois os investimentos na saúde têm sido grandiosos, juntamente com o trabalho para oferecer um atendimento humanizado e resolutivo a todos que procuram nossas unidades de saúde", finaliza Leilaine.

A administração municipal investiu, até outubro, 29,20% da receita corrente líquida em saúde - quase o dobro do preconizado pelo Ministério da Saúde, de 15%. Segundo o prefeito José Maria, recursos expressivos têm sido investidos na área com o objetivo de dar condições e acesso à saúde, de forma digna e qualitativa ao cidadão, atendendo as demandas de toda a comunidade ibiporaense.

Durante a cerimônia de reinauguração do Centro de Saúde, a Administração Municipal recebeu oficialmente o Transporte Sanitário do Governo do Estado para o transporte de pacientes e servidores que têm consultas e capacitações em outras cidades.

O Centro de Saúde conta com 99 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, motoristas, zeladores e estagiários e, atende em média, 10. 200 pessoas por mês.  A UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 20 horas, na Rua Padre Vitoriano Valente, nº 475 (em frente a Prefeitura Municipal).