Saúde

 

Publicado em: 19/11/2015 11:54

UPA de Ibiporã comemora um ano com mais de 45 mil atendimentos


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UPA de Ibiporã comemora um ano com mais de 45 mil atendimentos UPA de Ibiporã comemora um ano com mais de 45 mil atendimentos

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Justino Alves Pereira (UPA 24h), localizada no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), comemorou um ano de funcionamento no último domingo (15) com 45.865 atendimentos realizados até o final de outubro.

 

Para comemorar a data, a direção da UPA realizou um café da manhã na segunda-feira (16) com os colaboradores da unidade. O prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, secretários, diretores de secretaria e a vereadora Mari de Sá prestigiaram o evento. Na oportunidade, a equipe foi homenageada e a Administração Municipal e direção da UPA agradeceram o comprometimento dos profissionais com o trabalho, trazendo como consequência o atendimento mais qualificado e humanizado.

 

Durante a semana acontece um bazar com artigos confeccionados pelo grupo de geração de renda do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Infantil) e o coral infantil também se apresenta em dois horários do dia aos pacientes que aguardam atendimento na unidade.

 

Estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as portas de urgência hospitalares, a UPA 24h de Ibiporã já bateu a marca de 45.865 atendimentos até o final de outubro, uma média de 130 pacientes/dia.  Em um ano foram realizadas 44.835 consultas e seis mil exames laboratoriais. "Com a UPA houve uma melhora expressiva na assistência à saúde pública do município. Tínhamos muitas críticas em relação ao atendimento de urgência e emergência no município porque o Pronto Socorro do Hospital Cristo Rei era a única porta de entrada para estes casos. Com a UPA, as transferências para o Cristo Rei e Londrina diminuíram consideravelmente, e a população pode contar com um atendimento humanizado e resolutivo", atesta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

 

De acordo com o prefeito José Maria Ferreira, a decisão de investir em uma UPA foi complexa, porém acertada. "A Unidade de Pronto Atendimento transformou-se em padrão de referência no atendimento à urgência e emergência, com um atendimento ágil, resolutivo e qualificado. O cidadão tem reconhecido os esforços empregados na melhoria da prestação do serviço e nos dado feedbacks muito positivos", frisa José Maria.

 

Com 1410 m² de construção, a UPA de Ibiporã abriga salas de pronto atendimento de: urgência e emergência, clínica geral, pediatria, observação, isolamento, medicação, hidratação, inalação, eletrocardiograma e raio x. O prédio também é base do Samu e abriga o Laboratório de Análises Clínicas. Para a edificação da UPA 24 horas de Ibiporã, a Administração Municipal investiu R$ 4 milhões entre construção, instalação da Unidade de Pronto Atendimento e medicação. O custo mensal para manter a UPA 24h em funcionamento é de cerca de R$500 mil.

 

A UPA de Ibiporã conta atualmente com uma equipe de aproximadamente 80 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, serviços gerais e seguranças. "Os plantões têm sempre dois médicos - um clínico geral e um pediatra - e três vezes por semana há mais um médico na escala para reforçar o atendimento nos horários de pico. Nas próximas semanas mais uma clínica geral concursada ingressará no quadro de funcionários da unidade", informa a assessora de treinamento e capacitação, Rosângela Domingues Pais. As informações sobre os pacientes são registradas em prontuários eletrônicos, possibilitando que o profissional de saúde tenha acesso de forma mais rápida e organizada ao histórico da pessoa, o que dá maior agilidade e organização no atendimento.

 

O bom atendimento prestado pelos servidores da UPA é um reflexo dos investimentos da Administração Municipal em treinamento e capacitação dos profissionais. "Tivemos tempo para fazer um bom treinamento com toda a equipe. Destacamos a necessidade de acolher, escutar e ter paciência com o paciente reforçando a postura humanizada que é o nosso objetivo diário",  expõe Rosângela. A assessora acrescenta que os servidores passam constantemente por capacitações visando ampliar conhecimento e melhorar a qualidade e segurança da assistência prestada à população.

 

Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A UPA 24 horas de Ibiporã trabalha com a classificação de cores, seguindo a Escala de Manchester. Todos os pacientes que chegam passam por uma triagem e são encaminhados para procedimentos de acordo com o grau de urgência.

 

Conforme Rosângela, a direção da UPA trabalha no treinamento dos profissionais da unidade e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para melhorar a triagem dos pacientes e nos esclarecimentos à população sobre quando procurar a UPA. "Ainda chegam casos encaminhados das UBSs, não urgentes, que deveriam ser tratados lá. Atendemos o paciente, mas o orientamos a dar continuidade ao tratamento na UBS mais próxima de sua residência. O objetivo da UPA é fazer atendimento de casos de urgência e emergência, como fraturas, cortes, infarto, AVC, pressão e febre alta", exemplifica a assessora.

 

Rosângela revela que a meta a longo prazo é passar de UPA Porte 1 (capacidade de atender até 150 pacientes/dia e população na área de abrangência de 50 a 100 mil habitantes) para porte 2, oferecendo mais leitos de observação e dobrando a capacidade de atendimento diário.

 

Quando procurar a UPA 24H

 

- dor aguda;

- febre alta por mais de 24h;

- vômito e diarréia persistentes;

- queimadura;

- picada de animais peçonhentos;

- pequenas suturas;

- crise hipertensiva;

- alterações glicêmicas (diabetes descompensada);

- crise convulsiva;

- surto psicótico;

- intoxicação exógena;

- crise respiratória aguda;

- fratura não exposta

 

 

Quando procurar a UBS (Posto de Saúde)

 

- consulta eletiva;

- atendimento de enfermagem;

- aferição de pressão arterial;

- vacinas;

- curativos;

- pré-natal;

- puericultura;

- acompanhamento de programas de educação em saúde

 

 


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