Publicado em: 26/11/2015 11:51

Ouvidoria Municipal da Saúde será lançada nesta sexta-feira (27)

Ouvidoria Municipal da Saúde será lançada nesta sexta-feira (27) Ouvidoria Municipal da Saúde será lançada nesta sexta-feira (27)

Ibiporã conquista nesta sexta-feira (27) um importante canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública de saúde. Às 9 horas, na Sala de Reuniões do Gabinete, será lançada a Ouvidoria Municipal da Saúde. O evento contará com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da vice, Sandra Moya, além de secretários municipais, vereadores, a ouvidora estadual do SUS/PR, Oliva Pacheco Vasconcellos, e a ouvidora da 17ª Regional de Saúde, Sonia Maria Vasconcelos Pasco.

Criada por meio do decreto nº446, de 22 de junho de 2015, a Ouvidoria Municipal da Saúde será um canal de acesso à população para queixas, reclamações e denúncias de violações de seus direitos. O objetivo do serviço é melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde. "A nossa missão é, de fato, ouvir o cidadão, acompanhar e monitorar suas demandas, além de mediar conflitos. Nosso compromisso é com a construção de um padrão de atenção através da escuta humanizada", assinala o ouvidor Sammir Basso.

Disponibilizando aos munícipes desde 2013 uma Ouvidoria Municipal para atender as demandas referentes aos serviços públicos, a Ouvidoria da Saúde é implantada em Ibiporã em um momento em que as administrações municipais, estaduais e federais vêm reconhecendo a importância deste canal de acesso à população e importância do apoio do ouvidor aos gestores. "A criação de uma estrutura descentralizada de Ouvidoria do SUS no município mostra o interesse da atual administração em realizar um trabalho responsável e transparente, no qual denúncias, reclamações, sugestões e elogios da população são bem-vindos, pois representam a visão do cidadão sobre o sistema público de saúde", ressalta Basso.

O prefeito José Maria enfatiza que a instalação da Ouvidoria da Saúde em Ibiporã representa um avanço e respeito para com o cidadão. "Este canal de interação institucionaliza a oportunidade de o munícipe se manifestar diante das dificuldades de atendimento ou mesmo de propor novas práticas, corrigindo deficiências antigas, muito comuns do serviço público. O que desejamos com a implantação da Ouvidora da Saúde é a melhoria da prestação dos serviços oferecidos às famílias ibiporaenses", conclui o prefeito.

O ouvidor municipal explica que ao registrar uma manifestação o cidadão receberá um número de protocolo para realizar o acompanhamento de seu registro. A demanda será analisada, classificada e encaminhada ao setor de competência para conhecimento, resolução e resposta ao caso. "O prazo de resposta às demandas acompanhará o que está estabelecido na Portaria nº8, de 25 de maio de 2007, do Ministério da Saúde, que regulamenta o sistema OuvidorSUS. O prazo de conclusão das demandas variará conforme o grau de urgência, variando entre até 15 e 90 dias", acrescenta Basso.

O cidadão pode se manifestar por telefone: 3178-8406, e-mail:[email protected], carta (Rua Padre Vitoriano Valente, 540 Centro/  CEP 86200-000) ou pessoalmente - (Rua Padre Vitoriano Valente, 540. Prefeitura Municipal de Ibiporã. De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas).

Serviço:

Lançamento da Ouvidoria Municipal da Saúde

Quando: 27 de novembro (sexta-feira)

Local: Sala de Reuniões do Gabinete (Prefeitura Municipal de Ibiporã)