Publicado em: 30/11/2015 16:29

Teste Rápido para Aids, Hepatite e Sífilis é realizado gratuitamente em Ibiporã

Teste Rápido para Aids, Hepatite e Sífilis é realizado gratuitamente em Ibiporã Teste Rápido para Aids, Hepatite e Sífilis é realizado gratuitamente em Ibiporã

A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúd,e realiza durante o mês de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra à Aids, celebrado em 1º de dezembro, Teste Rápido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), gratuitamente.

O objetivo da ação é ampliar a oferta do Teste Rápido e permitir que a pessoa fique sabendo se convive com algumas dessas doenças infecciosas: Aids, Hepatite ou Sífilis. "Quando descoberta precocemente, os riscos e sequelas das doenças são minimizados, além de evitar a transmissão para outras pessoas", explica a enfermeira da secretaria de Saúde, responsável pela Atenção Primária de Saúde, Leiliane de Jesus de Martini Lopes Vilar.

Qualquer pessoa que tenha interesse pode realizar o exame, desde que apresente documento original com foto. Segundo Leiliane, os exames já são realizados nas UBSs, entretanto, com dias agendados. "Com essa iniciativa, durante o mês de dezembro, o exame não precisará ser agendando. Será realizado na hora em que a pessoa procurar a unidade de saúde", explica ela.

O resultado do Teste Rápido é divulgado em torno de 20 minutos, após a coleta de sangue capilar - na ponta do dedo da mão. "A entrega do exame é feita individualmente. Caso a amostra seja reagente para HIV é realizado outro exame na hora, com laboratório diferente para a confirmação do resultado. Se o resultado foi positivo novamente, um agendamento no Centro Integrado de Doenças Infecciosa (CID) de Londrina é realizado para o paciente iniciar o tratamento", informa a enfermeira.

Se o resultado for positivo para Hepatite ou Sífilis é coletada outra amostra de sangue, porém venosa para saber o marcador da doença e em qual estágio está. "É através deste exame que sabemos se o paciente apresenta um quadro alto, agudo ou crônico", esclarece Leiliane.

O resultado sai no máximo em um dia após a realização do exame. "A partir deste exame iniciamos o tratamento. Se for Sífilis é realizado aqui em Ibiporã, na própria UBS. Caso seja Hepatite, o tratamento ocorre no ambulatório do Cismepar, em Londrina", informa a enfermeira.

Todas as UBSs oferecem gratuitamente preservativos feminino e masculino. Previna-se! Cuide da sua saúde, cuide de você!